Px4 - Pixhawk Manufatura Nacional.

Olá amigos,

Meu nome é Gustavo e queria apresentar um pequeno projeto que tenho em mente; quem sabe capitanear outros interessados. Ainda, peço que - caso algo abaixo esteja incorreto - vocês me corrijam e apontem sugestões que considerem cabíveis:

  • Como a maioria deve saber, o Px4 é um autopiloto open hardware; em outras palavras,uma inovação aberta: somos convidados a fazer uso do projeto e colaborar para sua melhoria.
  • Uma observação que gostaria de fazer é que - dado sua característica de open hardware - a palavra "clone" não se aplica; nas palavras do próprio Lorenz Meier o termo mais aplicável seria "free-rider", ou seja, o sujeito que usa mas não contribui.
  • Ao que conheço, há uma grande demanda por autopilotos no Brasil (eg. Pixhawk), porém não conheço grupos de desenvolvedores brasileiros - o que é uma pena.
  • Há de se entender que hoje a 3DR possui (por ausência de outros fornecedores) a quase totalidade do Mercado e, assim sendo, têmos a impressão de que a mesma é a detentora da PI desse produto - o que é um erro comum e aceitável.
  • Há no Brasil, serviços de terceirização de pick-and-place (SMT), que poderiam manufaturar autopilotos. 

Aqui peço a ajuda da comunidade e de alguém que tenha mais experiência:

A manufatura no Brasil tornaria o produto mais barato?

A manufatura no Brasil, poderia ter as seguintes vantagens:

- Menor volatilidade (flutação) de preços; ou seja, não estaríamos tão desprotegidos quanto a flutuação do dólar (ainda que a totalidade de componentes sejam importados).

- Maior incentivo para comunidade de desenvolvedores nacionais de novas aplicações do auto-piloto.


Se existirem interessados nessa idéia, entrem em contato comigo.

Um abraço  e sucesso à todos,

Gustavo

 

You need to be a member of diydrones to add comments!

Join diydrones

Email me when people reply –

Replies

  • Boa tarde.

    Assunto estava interessante, mas parece que o tópico morreu?

    É uma pena!

  • Olá Gustavo,   adorei sua idéia e  vou colocar um pensamento em pauta:

    Se o VANT, DRONE for de tamanhos suficiente  podemos usar componentes de tamanho maior que são mais acessíveis  no mercado  e haverá mais fornecedores nacionais para placas tenho a impressão que, minha inspiração veio ddeste artigo   http://labdegaragem.com/profiles/blogs/tutorial-como-montar-o-garag....

    Abraços

    Paulo  César

    Tutorial: Montando Arduino na protoboard
    Neste tutorial vamos mostrar como montar um Arduino na protoboard utilizando o Kit Garagino Proto passo a passo. O Garagino Proto é um produto desenv…
    • Acho que primeiro tem que definir o que quer ser feito. usar o mesmo projeto da PX4 só nacionalizar ou fazer algumas mudanças; menor tamanho, anti-vibração interno, incluir novas caracteristicas. 

      o projeto da PX4  está pronto o esquemático e PCB, pegaria o arquivo Gerber produziria a placa em 6 Layers, comprava os componentes soldava e testes.... 

      e quanto ficaria aceitável para preço final, uma controladora chinesa está por volta de U$110.00 e a 3DR U$199,00

      Acho primeiro tem que pensar aonde quer chegar, para ver o que consegue ser feito.

      Rinaldo

    • up

    • Olá a todos, 

      Fico feliz em ter tantas respostas ao post inicial e encontrar tanta empolgação entre os membros.

      Quanto ao BOM, eu não busquei todas as partes no digikey (acho que seria uma boa tarefa a se realizar), contudo um sujeito o fez em 2014. E isto foi o que ele encontrou:
      Thanks, Lorenz.  That is exactly what I was looking for.  I'm getting a qty 1 price of about $88 for PX4 parts, which sounds about right." 

      Ou seja, USD 88 em componentes - a partir daí há de se incluir o preço da PCB (imagino que não esteja incluido) e o assembly. 

      Como disse o Rinaldo, me parece que há ainda uma certa gordurinha a ser queimada.

      Para aqueles que estão seguindo o thread e tem interesse em conhecer um método de manufatura de PCB..
      https://www.youtube.com/watch?v=67WhV0EDqCA

      Poderíamos encomendar no OSHPark - como diz o Gerard - ou em um AliBaba também. Me parece um negócio interessante. 

      Rinaldo, vc tem ideia de quanto ficaria para terceirizar o assembly disso? Gerard fazer o assembly manualmente me parece uma solução possível porém não atrativa (rs).
      Continuamos a conversa amanhã.

      abraços.
      Gustavo

    • Conversei há alguma semanas com uma vendedora da NeoDen. 

      https://www.youtube.com/watch?v=H8Tv2DK2v1k

      Eles vendem essas maquininhas  (TM245P) por uns USD5000. 

      O que vcs acham?

      abraços,

      Gustavo

      Price of TM245P Advanced.xls

    • Uma outra coisa que eu gostaria de divulgar e acredito que poucos brasileiros estejam colaborando para é o google groups "px4users"

      https://groups.google.com/forum/#!forum/px4users

      É uma ótima fonte de informação e o canal de desenvolvimento mais ativo que conheço.

      Há ainda o github:

      https://github.com/PX4/Hardware

      Um abraço a todos e bom feriado,

      Gustavo

      Google Groups
      Google Groups allows you to create and participate in online forums and email-based groups with a rich experience for community conversations.
  • Olá Gustavo,

    É muito bom ver pessoas aqui no Brasil já pensando em um "ecossistema" nacional para o mercado de VANTs (drones).

    Estou desenvolvendo um VANT o H45, Open Hardware que pode ser acompanhado pelo site http://roboticsbrasil.com.br/ e estou pensando na solução open hardware para o controle.

    Devemos pensar em um mercado como um todo, como eu disse no início, um ecossistema, dos fornecedores a compradores e tudo que tiver entre. E nessa análise surge dois grupos principais de usuários: os que querem comprar o drone e sair voando (hobistas, curiosos, fotógrafos, filmmakers e etc) que são sem dúvida nenhuma mais que 95% do mercado de drones; e os que querem e tem habilidade suficientes para montar o seu próprio VANT, que são uma parcela muito menor, os 5% se muito, mas não menos importante.

    Mas não podemos perder de vista os números do marcado de Drones. Os especialista dizem que até 2025 serão injetados na economia americana mais 80 bilhões de dólares com o mercado de VANTs atuando. Estima-se que mais de 100 milhões de unidades serão vendidas. Acho que são números bem atraentes :-)

    E o Brasil? Como ficamos nessa história toda? Vamos cruzar nossos braços e esperar tudo acontecer? Esperar e comprar um DJI Inspire One por R$ 15.000,00 ou R$ 18.000,00 reais?

    Acho que existe uma grande possibilidade, mesmo com as incontáveis dificuldades que encontramos em nossa "pátria amada salve, salve", de ter um mercado de VANTs (drones) formado e atuante no Brasil e até tem sabe concorrendo com o mercado internacional; veja a história da XMobots (https://www.facebook.com/grupoxmobots) ... desenvolveu o VANT com a maior área de cobertura (44km2), não existe igual no mercado internacional.

    Mas para isso mais pessoas, assim como você, devem ter a coragem e disposição para começar a atuar nesse mercado. 

    A sua idéia de popularizar o mercado de auto-pilotos aqui é excelente e não tenho dúvidas que isso irá começar a aumentar o estímulo dos desenvolvedores, como eu ;-) Conte com meu apoio!!!!

    Gostaria de ver o H45 ser controlado por um autopiloto 100% brazuca!!!

    • Olá Luiz, 
      Tudo bem? Meus parabéns pelos projetos.

      Boa sorte com o projeto open hardware! Você tem todo meu apoio! Concordo com  seus posicionamentos e - como coloca o Gerard - não há porque não fazemos contribuições significativas para auto pilotos. Quem está na área deve encontrar os tão mal falados (e  de maneira -muitas vezes- injusta) autopilotos chineses: PixRaptor, PixHack etc.

      http://diydrones.com/forum/topics/pixhawk-innovation-from-china
      O inconveniente é a ausência de tornar os arquivos da PCB livres (como aponta o autor do post anterior).

      Uma pergunta:
      Você está aonde no Brasil? Me avise e - se formos vizinhos e eu conseguir arranjar um tempinho - podemos nos encontrar. 

      Ainda é importante dizer que a manufatura é - ao meu ver - o ponto crucial e que deve ser atacado. Afinal, sem produzi-las não se concretiza o ciclo de inovação. 

      Há algumas máquinas SMT chinesas de USD 5K - mesmas máquinas que o pessoal da 3DR começou. 

      Bom, é questão de nos organizarmos melhor. 

      Um abraço a todos,

      Gustavo



This reply was deleted.