A place for BRAZILIAN & SOUTH AMERICAN discuss issues, experiences and uses DRONES

244 Members
Join Us!

You need to be a member of diydrones to add comments!

Join diydrones

Comments are closed.

Comments

  • Sergio, obrigado pelas palavras. Também tive a mesma impressão sobre vc, pode estar certo disso!

    Sem falar que o voo naquele dia foi muito proveitoso, não é mesmo?

    E, tenho certeza, o Meio Ambiente fica agradecida pelas ações de instituições sérias e comprometidas com a nobre causa da conservação, como sua ONG, realizam. Vamos colher os frutos!


    Felipe e Edson, bom tocarem nesse assunto.

    Numa parceria com a Sol Paragliders, mantivemos conversas com eles há cerca de 1 ano sugerindo o desenvolvimento de modelos baseados nos paraquedas reservas que já fabricavam, pensando atender não só o uso em DRONES, mas também em qualquer aeronave remotamente pilotada e que queira-se agregar esse item de segurança.


    Essa pesquisa, resultou em modelos para atender aeronaves de 2 ~ 16kg, com a excelência na qualidade e primor que a SOL Paragliders sempre oferece em seus produtos.

    Não precisamos mais recorrer aos fabricantes de fora do país!


    Estou, nesse momento, desenvolvendo um sistema de liberação para paraquedas de recuperação, visando maior segurança nas missões. O intuito não é usar para pouso, e sim uso emergencial.

    O sistema contará com Tx/Rx/alimentação independente dos demais sistemas de voo, trazendo assim redundância na operação.


    Abaixo, segue algumas imagens (não riam do meu projeto CAD... feito no paintbrush!!):

    tube2_deployment_zps9d58cba1.jpg

    tube3_zpsb174b4bc.jpgtube1_zpsee8e791d.jpg

    old_canopy_zps77128d03.jpg

    fibracarbono1_zps182f163e.jpg

    fibracarbono2_zps4d080b20.jpg

    fibracarbono3_zpsab909406.jpg

    DSCN2592_zps2fba84ea.jpg

  • Acho excelente. Por causa do trabalho eu estou em constante contato com a ANAC, e sei que em breve eles devem abrir uma consulta publica com relação a certificação de VANTs.

    O problema é que isso pode ser daqui a dois meses, como daqui a dois anos. e nesse meio tempo todos ficamos no limbo juridico atual.

  • Este problema é uma questão de conceito de segurança que o brasileiro não possui. Já trabalhei na área de segurança do trabalho e segurança militar. O que vimos é que o brasileiro é relutante nas aplicações de "procedimentos" de segurança. Como foi já comentado, somente depois de que ocorrer um acidente e com vítimas, é que as "autoridades" irão tomar uma iniciativa.

    Aqui em Campinas, um grupo de aeromodelistas montou uma associação. Estão abertos a aceitar e ensinar jovens a praticar deste esporte, mas já dentro de um conceito de segurança total, os jovens já aprendem todos os princípios e executam exemplarmente. É uma questão de educação, conscientização ou em casos extremos a aplicação de sansões criminais.

    O que podemos é ampliar esta discussão e oferecer sugestões, até ao MP, tenho contato constante com o MP Estadual e Federal.

    É uma boa oportunidade de como praticantes, profissionais e cidadães por em pratica nossa responsabilidade como brasileiro.

  • Eduardo e Paulo concordo plenamento com o que vocês disseram, por isso eu acho uma palhaçada os impecilhos que a ANAC está colocando para a operação de VANTs. Qualquer um pode construir um no quintal de casa e sair voando por ai. O que deveria existir é algo como uma licença para operador.

    Fiscalizar mesmo um VANT de 25kg não é fácil, eles não aparecem em radar, não precisam de um aeroporto pra decolar e quase não fazem barulho.

    E como o Paulo disse, se algum dia acontecer um tragédia, mesmo que seja de um aeromodelo, as pessoas que querem fazer a coisa à sério e com segurança é que vão pagar o pato.

  • Felipe, eu tenho a ideia desse numero que voce falou.

    Paulo, voce tocou em um ponto sensivel. Aqui no Brasil a maioria nao tem pratica algum em pilotagem de aeromodelos e muiot menos intensão de pensar em segurança.

    Eu ja me maXuquei algumas vezes com esses equipamentos e sei doque eles ssão capazes ainda mais se forem grandes.

    Como meus avioes estao entrando na faixa dos 25kg estou 100% focado na questao segurança.

  • Felipe,

    O problema todo não são VANTs complexos e com vários fail-safe, o problema são os que não tem nada disso nas mãos de pessoas irresponsáveis. Semana passada eu vi alguém voando com um hexacoptero FPV (não de filmagem) em cima de um monte de crianças, até que ele resolveu passar entre uns ferros e tocou uma das hélices, o equipamento foi violentamente para o lado contrário de onde estavam as crianças. Vi um Sr indo lá reclamar e o cara ainda achou ruim e disse algo do tipo "caiu longe das crianças" 

    Então, é apenas uma questão de tempo para alguém se machucar e elevar o assunto para a mídia de verdade. E isso é uma das coisas que tiram o meu sono.

    Mas voltando ao assunto, Felipe interessante este paper, eu já vi outros estudos mas muito genéricos e de alguns anos atrás, não representanto a evolução da segurança dos equipamentos. 

  • Muito bom o material fornecido, dá pra bolar algumas coisas legais para os nossos equipamentos.

  • Sérgio, obrigado pelo incentivo.

    Concordo com suas palavras quanto a integração e troca de idéias, estou aqui para aprender e compartilhar o que aprendi.

    Um abraço e bons voos.

  • Os sites que postei são muito interessantes para quem deseja aprender na prática como funciona.

    Se a idéia é segurança, devemos analizar também o tipo de acionamento do paraquedas, se automático  ou manual.

    É necessário fazer vários testes para definir a melhor opção. Além disso, existem muitas variáveis que podem fazer com que o equipamento pouse muito mais distante do que o esperado, tais como térmicas e vento forte.

  • Acho que a prioridade de todo mundo é a seguinte: Não machucar ninguém, não causar danos a propriedades e por ultimo o equipamento.

    Eu estou colaborando com alguns pesquisadores da USP e do MIT que estão fazendo um estudo sobre a segurança de voo de VANTS que deve ser publicado em breve.

    Nesse paper é calculado que a chance de ferir algúem no caso de uma falha catastrófica do sistema (paraquedas acionado) é da ordem de 10^-8 que é a segurança de um boeing, inclusive a segurança aumenta se o paraquedas enrolar e o avião cair como um tijolo (pois a área no chão coberta pelo mesmo diminui)

    Assim que o paper for publicado eu vou postar aqui para o pessoal.

This reply was deleted.

Drone para competição de Drones Autônomos

Bom dia pessoal! Sou novo no grupo e também começando a trabalhar com Drones. Estou tentando montar a especificação para adquirir um Drone para uma competição de drones autônomos que acontecerá em outubro no Robótica 2023. Este Drone precisa ter uma controladora PX4, distância máxima de 500mm entre os eixos das hélices. Precisa também de câmera colorida frontal e superior, sensores que complementem a câmera para localização indoor (não é permitido o uso de GPS), e uma garra capaz de pegar e…

Read more…
0 Replies

Encontro de pessoas interessadas em drones de corrida

Olá pessoal, tudo bem?Sou novo no fórum, e também no mundo dos drones.Recentemente eu comprei um drone bem simples, junto com todo o equipamento de FPV (câmera, receptor, LCD, goggles), por menos de R$ 600,00.O meu objetivo nesse momento é mais corrida (racing drones), do que imagens aéreas.Como disse é um drone bem simples (RTF), porque ainda não tenho experiência nenhuma para montar um, e nem experiência de voo, e se for pra "destruir" o drone, que seja um bem barato, rs.Depois que comprei o…

Read more…
2 Replies

Telemetria 3DR e OSD com problemas

Olá pessoal,Sou novo no Forum e me desculpem se estiver fazendo alguma coisa errada....Estou montando um Drone e surgiu um problema quando coloco a telemetria e o OSD ligados junto pelo cabo "Y".Quando testo o OSD sem a telemetria 3dr vejo todos os dados da APM no monitor. E quando testo a telemetria 3dr consigo conectar e ver os dados com Mission Planner.Agora quando ligo os dois juntos a imagem no monitor se perde como se tivesse um curto mas já conferi o cabo Y (TX-RX , RxTx ....) medi o 5V…

Read more…
4 Replies

Levantamento e Especificações de Sensores de Posicionamento Aplicados à Drones

Estou realizando um trabalho de Levantamento e Especificações de Sensores de Posicionamento Aplicados à Drones para fins militares (missões de vigilância, monitoramento, detecção de alvos e levantamento de informações). Gostaria de indicações de opções de sensores GPS/GNSS que atendam a essa possibilidade, bem como a capacidade de qualidade desses posicionadores.Se houver alguém no grupo com experiência nesta área, e puder me ajudar, por favor entrar em contato. Estou precisando de ajuda. 

Read more…
3 Replies