Camera zoom

Olá, sou leigo no assunto e estou começando agora, gostaria de saber como fazer para controlar as funções das câmeras instaladas em um drone, como por exemplo o zoom, remotamente .

You need to be a member of diydrones to add comments!

Join diydrones

Email me when people reply –

Replies

  • Ninguém pra ajudar?

  • Vi essa qui tbm soh não sei se tem um estabilizador de imagem bom

    http://www.headhunterltd.com/index.php?page=shop.product_details&am...

  • Essa filmadora da sony tem um estabilizador de imagem muito bom,  acredito que usando uma plataforma giro boa e um setup estável vou conseguir um resultado pelo menos eficiente, se não corresponder eu tento outra opção ou diminuo minha meta (rssssssss), mas realmente preciso de um zoom potente, acredito que com ajuda a gente consegue uma solução. O meu maior problema agora eh controla-la remotamente do jeito mais eficiente possível. Obrigado ai pela ajuda, realmente sozinho não vou conseguir resolver.

    Achei isso, não sei se é o que vai resolver o meu problema:

    http://pt.aliexpress.com/item/18X-camera-module-with-1-4-CCD-double...

    Olhem esse vídeo eh exatamente o que procuro e essa câmera que ele usa tem apenas 10x de zoom, esse projeto dele me agradou muito mas espero conseguir algo semelhante com o máximo de zoom possível:

    https://www.youtube.com/watch?v=BqVZGmnMfx0

  • Não é por nada não, mas com 70X de zoom vc não vai enxergar muita coisa sem uma plataforma giro estabilizada de qualidade. Pra testar, coloca 70X de zoom e saia caminhando tentando manter centrado em um objeto distante.

  • Se você estiver usando Canon + CHDK você pode no seu script criar uma função para fazer essa tarefa. Caso contrario ai depende do fabricante, eu tinha uma Nikon que era possivel controlar o zoom pelo controle infravermelho, caso esse for o seu caso você consegue desmontar um controle e usar ele pra essa tarefa. Se nenhuma dessas for possível, sobra ou usar um servo para mexer nos botões ou desmontar a câmera para soldar os fios necessários.

  • http://www.sony.com.br/eletronicos/filmadoras/dcr-sx21/

    essa câmera ai

  • é na verdade eu to querendo usar uma sony handycam que possui um zoom optico de 70x que vai me ajudar muito no trabalho, sabe o que eu devo procurar para controlar essa câmera remotamente? Obrigado a todos os amigos pela atenção.

  • Anderson, o controle vai depender do modelo da câmera. As opções mais comuns são:

    1) Controle por software, através de cabo USB, TTL ou outro. Neste caso a câmera recebe e reconhece comandos para zoom, acionamento do disparador, etc. As Canon Powershot em geral podem operar desta forma com uso de um firmware modificado - procure "CHDK canon powershot" no Google.

    2) Controle elétrico de disparador. Neste caso, em geral apenas o disparador é acionado, com uso de um circuito conectado à uma das portas do APM. Em geral é um relê ou semicondutor de potência que funciona como chave eletrônica para o disparo da foto.

    3) Controle físico, com servo-motores. Um servo motor atua no zoom através de um mecanismo acoplado à lente (caso das câmeras SLR que não tem servo mecanismo para zoom nas lentes) e, caso a câmera não suporte disparo eletrônico, um servo motor também para acionamento do botão de disparo.

    Como você pode ver, as opções são muitas e tudo vai depender do modelo da câmera que você estiver utilizando.

    • é na verdade eu to querendo usar uma sony handycam que possui um zoom optico de 70x que vai me ajudar muito no trabalho, sabe o que eu devo procurar para controlar essa câmera remotamente? Obrigado a todos os amigos pela atenção.

  • Depende da camera. Uns cameras do Sony utilizam um protocolo VISCA (box camera). Camera's Canon podem ser controladas utilizando "CHDK", carregada na cartão e utilizando uma tensão de 5V no porto USB. Muitas cameras de Canon também tem um porto serial por dentro, mas isso fica um pouco mais difícil achar e para soldar os fios.

    Para os outros, devem ter uns la que utilizam um protocolo "CA-1", mas não sei se isso pode controlar o zoom.

    Tirar fotos assim geralmente tem suporte para todos protocolos.

    Em vez de conectar assim, tb pode utilizar um servo para simplesmente tocar a botão.

    Outros utilizam um script ou configuram a camera para tirar fotos com interval.

    Tirar fotos pelo autopiloto tem o beneficio que tem uma posicão através do GPS, se for necessário. Isso pode ser interessante para levantamento de área por exemplo e georefernciar o resultado.

This reply was deleted.