Criação/Configuração de VANT (UAV).

Senhores! Trabalho na área de geoprocessamento e cartografia e pensando em expandir meus conhecimentos, estou querendo comprar um aeromodelo para transformá-lo em UAV. Quero contar com a coloboração deste forum para conseguir as melhores configurações de mercado. Desde já agradeço e espero que eu possa acrescentar ainda mais com este grupo.

You need to be a member of diydrones to add comments!

Join diydrones

Email me when people reply –

Replies

  • Gostaria de tirar umas duvidas. Com o mesmo setup, gostaria de saber quais motores teriam maior autonomia de voo entre os tiger u8 100kv, u10 100kv ou u8 pro 100kv

  • Olha só, o Eduardo Lavratti é assim mesmo, desde o tempo dos forums papparazzi que ele não ajuda ninguém com informação útil e ele mesmo comete cagadas o tempo inteiro de compras. O blog do cara não tem droga nenhuma a informar e suas aparições aqui na DYD são sempre do mesmo tipo "o seu é uma droga, ninguem sabe pilotar, o geoprocessamento está sendo feito por gente que não tem nada a ver e blablablá em um mantra que ficou chato já tem muito tempo. Fala de suas asas maravilhosas mas é incapaz de posta-las aqui para podermos ver. Falta que desenvolveu autopilot proprio mas provavelmente é confidencial e ninguem aqui viu.  Tentem mandar e-mail para ele e receber martelada na cabeça, reclamações e mais reclamações.

    Mas o pior, não contribui em porra nenhuma neste forum, só reclama e tenta dissuadir os newcomers. 

    Se é só isso que sai da sua boca, melhor ficar calado

  • Como anda o projeto amigo ? Estou querendo começar um projeto desses também, porém mais a título de acrescentar ao hobby e futuramente apresenta-lo como TCC da minha faculdade. 

    Está usando qual plataforma ? Skywalker ?

    Realizei a compra de um para começar a montar o UAV, porém não sei se seria a plataforma correta, fiz a compra da APM 2.6 também, tive um pouco de receio na PixHawk e acabei comprando a APM mesmo.

  • Bom dia Juliano.

    Sou fotógrafo e estou começando agora nos multirotores e vants e me interesso muito por geoprocessamento e cartografia, meus conhecimentos sobre o assunto ainda são muito superficiais mas estou me aprofundando e gostaria da ajuda de pessoas com experiência, assim como você, toda ajuda é bem vinda.

    Hoje eu tenho um quadcóptero Phantom e estou montando um Hexacóptero com a controladora APM 2.6 e posteriormente pretendo montar um avião, possivelmente um planador ou derrepente uma asa zag.

    Gostaria inicialmente de algumas dicas básicas:


    Tenho uma GoPro Hero3 Black mas não creio que seja boa para fazer esse tipo de foto, certo? Estou olhando uma Canon S95, o que acha dela? Vou usar o firmware CHDK para ter a função time lapse, como ela não tem GPS, quero pegar um datalloger da Hollux para obter as coordenadas e inserí-las nas fotos, é uma boa solução, certo?


    Qual a altitude que você costuma voar para fazer as fotos?

    Estou aprendendo a mexer no AgiSoft Photoscan Professional para montar as orthophotos, achei ele mais fácil do que outros que testei, esse software é bom ou tem algum melhor e que não seja muito difícil de aprender para me indicar?

    Bom, inicialmente seria isso, com certeza ainda tenho outras dúvidas e qualquer ajuda será bem vinda.

    Desde já agradeço a quem puder me ajudar.

    Grande abraço a todos.

    • Basicamente o que você vai precisar é das coordenadas, da atitude (roll, pitch e yaw) e da altitude do avião em relação ao solo. Sincronizar pelo tempo não é a melhor opção, já que para isso o relógio da sua câmera estaria q estar sincronizado com o do gps. O melhor é a se fazer é sempre limpar o cartão antes de um voo, e sincronizar cada foto com cada coordenada pelo indice.

      Usar o gps embutido da câmera não é uma boa opção, por que ele não vai saber a altitude que você decolou, ele sempre vai dar em relação ao nível do mar, e dai você vai ter que fazer as contas pra processar, outro detalhe é que esses gps que vem nas câmeras são bem vagabundos, não tem a precisão e a velocidade que o gps que você usa no piloto automático.

    • Tudo bom Felipe,

      ainda estou estudanto o assunto, mas trabalho com geoprocessamento e penso que a precisão baseada nos sensores do avião devem ser bem pequenas,considerando o movimento e que o gps não é tão preciso me corrija se estou errado.. Não seria mais interessante fazer a ortorretificação das fotos utilizando pontos retirados em campo com um gps de precisão. Gostaria de uma opinião e se possível a indicação de algum documento para leitura ( de preferencia em espanhol ou em portugues). 

      Att,

    • Com certeza esse é o único método de alta precisão para vants de pequeno porte, para aviões tripulados existem alguns equipamentos (a Leica é um dos fabricantes se não me engano) que prometem fazer georeferenciamento direto, mas eles pesam algumas centenas de quilos e custam algumas centenas de milhares de dolares.

      O que o pessoal faz em 90% da situações é nas coxas, ou seja, usa os dados que vem do piloto e GPS e ve o que acontece depois. As empresas que são um pouco mais cuidadosas ainda tentam dar uma ajeitada na coisa usando imagens de satélite e alguns pontos de referencia para ver se as proporções batem. Conheço uma empresa que usava o carro que iam fazer as missões para acertar a escala da imagem, já que sabiam o tamanho exato do carro. 

    • Precisão tem dois lados. A precisão do modelo, que é a distorção dele e que depende dos parametros e variáveis da camera. O outro é a localizaçào do modelo no espaço, que depende de uns pontos do modelo/foto e o coordenado no espaço para referenciar o modelo em total.

      Um vôo com 60 fotos e faixas contrários reduz o erro GPS nos fotos bastante. Quer dizer que a precisào final do modelo não é equivalente a precisão do GPS, mas bastante menos. Existe ainda um erro statico devido a variações na atmosfera. Uns horarios por dia o sinal do satellite pode atrasar um pouco mais que afeta todas posições do levantamento e pode resultar num modelo 1-2m fora do lugar certo.

      Os pontos do levantamento com GPS RTK tem precisão de 2-10cm. Os pontos colocam o modelo/ortofoto no lugar certo e também ajudam para tirar certas ambiguidades na hora de calcular os parametros da camera, principalmente k1 e k2 da distorção radial. Se não utilizar os pontos, o modelo pode ficar um pouco "redondo". Chang Wu escreveu um paper sobre esse efeito.

      Tudo isso depende do cenário do uso do VANT. Voce nem sempre precisa 2-10cm de precisão, existem varios cenários onde uma precisão de 30cm é bem aceitavel, principalmente em cenários onde alguém quer uma estimativa aproximada de um levantamento. Antes que fazer um levantamento sério, sempre é bom ter uma estimativa boa dos custos etc...


    • Olá Felipe, como vai?


      Estará no MundoGeo desse ano?? Caso vá, batemos um papo e tomamos uma café lá..

      Quanto a não usar o GPS built in, ele considera a altitude AGL, sim. Usam dados do SRTM para isso. Aliás, um autopilot que se preze, tem essa opção também.

      Quase sempre processo das duas formas meus set de fotos, por amostragem. E acho imperceptivel a diferença (dependendo do objetivo do imageamento). Sempre exporto fazendo overlay no GE, por exemplo, e dá muito certo.


      Mas claro, quando posso capturar GCPs com um RTK, aí a coisa muda de figura...

      Forte abraço!

    • Provavelmente não, eu não estou trabalhando mais na área de VANTs, só academicamente.

This reply was deleted.