Olá pessoal,
Sou novo no forum. Sou professor do Dept. de Geografia da UNESP, em Rio Claro, e nosso grupo de pesquisa está começando a avaliar o uso de UAVs para aplicações ecológicas e ambientais. Um dos nossos projetos visa adquirir um multicóptero de (relativo) baixo custo, e para isso, vou encarar o Importa Fácil Ciência, que nos dá isenção de imposto.
Alguém aqui já importou um multicóptero (mesmo que seja nas vias normais)? Algum problema específico de regulamentação para o qual eu deva ficar "esperto"?
Abs,
Thiago
Replies
Olá Thiago, tudo bem?
Podemos conversar uma hora, sou de Campinas, já estou em contato com a FATEC de Americana para operacionalizar na parte de TI um sistema de DRONES.
Sua participação junto ao Dep. de Geografia seria muito fundamental para este projeto.
Me escreva.
sergio@ivg.org.br
Um abraço.
SERGIO TERUEL
Olá Sérgio,
Logo mais envio um e-mail. Já estou em contato com o Leandro também, agradeço a disposição.
Abs,
Thiago
Thiago,
Até onde sei a legislação brasileira não prevê o uso comercial deste equipamento, isto ainda está em estudo e somente algumas licenças para uso experimental foram liberadas para produtos em teste. Oficialmente os UAVs menores, do tipo que tratamos neste forum, são considerados aeromodelos, com limites bem específicos e restritos de uso, no que diz respeito à altitude, distancia do operador, áreas para vôo, etc. Apesar disso muita gente usa para fotografia aérea ou pilota fora das limitações de uso oficiais, pois a fiscalização é pouca.
Desta forma é possível que você tenha algum problema com o uso deste benefício, por não haver regulamentação específica para o equipamento. Mas por outro lado, sendo uma instituição educacional é possível também que você consiga alguma autorização especial, realmente não saberia dizer.
Sendo uma pesquisa e não hobby, procure os modelos prontos (RTF - Ready To Fly), há vários fabricantes que entregam um sistema completo, com rádio controle, estação base, baterias e carregadores, malas para transporte, etc. Estes sistemas, obviamente são bem caros. Um exemplo: http://www.microdrones.de/index.php - se não me engano foi este que apareceu em uma reportagem do Globo Rural há algumas semanas, mostrando o uso de UAVs na agricultura.
Abraço,
Arnaldo
Olá Arnaldo,
Obrigado pelo lembrete, mas temos total conhecimento dos requerimentos da legislação. Já temos um projeto em andamento usando um UAV de grande porte. O uso não-comercial pode ser permitido através da requisição de um Certificado de Autorização de Vôo Experimental (CAVE). Essa é a nossa intenção (mas estamos com os dedos cruzados para que a nova proposta de regulamentação seja aprovada esse ano, ficaria muito mais simples pra aeronaves pequenas como a que temos em mente, que voam baixo, e que no nosso caso só prevêem vôo em áreas desabitadas). Nesse meio tempo, podemos fazer testes metodológicos em aeroclubes de modelismo, com segurança.
Fiz a pergunta porque sei que existem equipamentos que são restritos. Por exemplo, câmeras imageadoras termais...são excelentes para vegetação e para contar rebanhos animais, mas são considerados "equipamentos de visão noturna", e proibidos por ter cunho militar.
Abs,
Thiago
Entendi sua questão. Bom, este forum é mais voltado para o aeromodelismo e hobby, acho difícil o pessoal aqui ter este tipo de informação específica.
Boa sorte!
Arnaldo
Olá Thiago, como vai ?
Meu nome é Leandro, moro em Sumaré (mas morei longo tempo em Rio Claro). Entra em contato comigo, diretamente pelo e-mail leandro.chaves@yahoo.com.br e eu te ajudo nas informações que precisa !
Grande abraço.
leandro chaves