Dificuldades de importação?

Olá pessoal,

Sou novo no forum. Sou professor do Dept. de Geografia da UNESP, em Rio Claro, e nosso grupo de pesquisa está começando a avaliar o uso de UAVs para aplicações ecológicas e ambientais. Um dos nossos projetos visa adquirir um multicóptero de (relativo) baixo custo, e para isso, vou encarar o Importa Fácil Ciência, que nos dá isenção de imposto.

Alguém aqui já importou um multicóptero (mesmo que seja nas vias normais)? Algum problema específico de regulamentação para o qual eu deva ficar "esperto"?

Abs,

Thiago

You need to be a member of diydrones to add comments!

Join diydrones

Email me when people reply –

Replies

  • Olá Thiago, tudo bem?

    Podemos conversar uma hora, sou de Campinas, já estou em contato com a FATEC de Americana para operacionalizar na parte de TI um sistema de DRONES.

    Sua participação junto ao Dep. de Geografia seria muito fundamental para este projeto.

    Me escreva.

    sergio@ivg.org.br

    Um abraço.

    SERGIO TERUEL 

    • Olá Sérgio,

      Logo mais envio um e-mail. Já estou em contato com o Leandro também, agradeço a disposição.

      Abs,

      Thiago

  • Thiago,

    Até onde sei a legislação brasileira não prevê o uso comercial deste equipamento, isto ainda está em estudo e somente algumas licenças para uso experimental foram liberadas para produtos em teste. Oficialmente os UAVs menores, do tipo que tratamos neste forum, são considerados aeromodelos, com limites bem específicos e restritos de uso, no que diz respeito à altitude, distancia do operador, áreas para vôo, etc. Apesar disso muita gente usa para fotografia aérea ou pilota fora das limitações de uso oficiais, pois a fiscalização é pouca.

    Desta forma é possível que você tenha algum problema com o uso deste benefício, por não haver regulamentação específica para o equipamento. Mas por outro lado, sendo uma instituição educacional é possível também que você consiga alguma autorização especial, realmente não saberia dizer.

    Sendo uma pesquisa e não hobby, procure os modelos prontos (RTF - Ready To Fly), há vários fabricantes que entregam um sistema completo, com rádio controle, estação base, baterias e carregadores, malas para transporte, etc. Estes sistemas, obviamente são bem caros. Um exemplo: http://www.microdrones.de/index.php - se não me engano foi este que apareceu em uma reportagem do Globo Rural há algumas semanas, mostrando o uso de UAVs na agricultura.

    Abraço,

    Arnaldo

    • Olá Arnaldo,

      Obrigado pelo lembrete, mas temos total conhecimento dos requerimentos da legislação. Já temos um projeto em andamento usando um UAV de grande porte. O uso não-comercial pode ser permitido através da requisição de um Certificado de Autorização de Vôo Experimental (CAVE). Essa é a nossa intenção (mas estamos com os dedos cruzados para que a nova proposta de regulamentação seja aprovada esse ano, ficaria muito mais simples pra aeronaves pequenas como a que temos em mente, que voam baixo, e que no nosso caso só prevêem vôo em áreas desabitadas). Nesse meio tempo, podemos fazer testes metodológicos em aeroclubes de modelismo, com segurança.

      Fiz a pergunta porque sei que existem equipamentos que são restritos. Por exemplo, câmeras imageadoras termais...são excelentes para vegetação e para contar rebanhos animais, mas são considerados "equipamentos de visão noturna", e proibidos por ter cunho militar. 

      Abs,

      Thiago

    • Entendi sua questão. Bom, este forum é mais voltado para o aeromodelismo e hobby, acho difícil o pessoal aqui ter este tipo de informação específica.

      Boa sorte!

      Arnaldo

  • Olá Thiago, como vai ?

    Meu nome é Leandro, moro em Sumaré (mas morei longo tempo em Rio Claro). Entra em contato comigo, diretamente pelo e-mail  leandro.chaves@yahoo.com.br e eu te ajudo nas informações que precisa !

    Grande abraço.

    leandro chaves

     

This reply was deleted.