Oi Amigos!
Sou Engenheiro Civil e me interessei em montar o meu próprio quadcopetero, pois na minha área vou usar muito para tirar fotos aéreas e filmagens do andamento das obras.
Quero montar um quadcoptero (ideia inicial) que possa usar uma gopro nele para tirar fotos e fazer filmagens.
Pesquisando vi que tem uma variedade grande de marcas, tamanhos e ítens que posso acrescentar, quero montar um que tenha GPS, return to home, way point e algo a mais que eu ainda estou descobrindo.
Gostaria de dicas de placas controladoras, frames, motores, tamanhos de hélices, modelos de radios, esc, baterias, o que colocar entre outras coisas que ainda estou aprendendo.
Aguardo opiniões e dicas para montar!
Replies
Francisco, boa tarde.
Se você quer iniciar mas ao mesmo tempo montar do que você acha que precisa eu te recomento a série Flame Wheel da DJI.
Para iniciar eu iria de um Kit do Quadricóptero F450 como frame já com esc motores e hélices
Controladora Naza M V2 com GPS (possui a opção return to home)
Bateria de 4s de 5.000 mah (usando hélices 8X4)
um gimbal para estabilizar a GoPro
Um Landing Gear para "subir" o Quad
Rádio depende do quanto você quer gastar eu sempre recomendo Futaba, mas atualmente uso um Turngy9x
Opções semi-avançadas
para voo autônomo com Way Points: Dji Ground Station
telemetria: Um sistema básico da Quanun é sempre bom para monitorar a bateria
O legal de optar pela série Flame Weel é que o quadricóptero F450 pode ser facilmente convertido em um hexacóptero F550 e com a naza v2 você pode agregar ainda outras opções.
Tenho usado meu Quad para filmar e documentar minha construção, se você quiser ver como ficou dê uma pesquisada no Youtube pelo meu nome.
Tambem sou iniciante, e concordo com o Eduardo. Se voce tem disponibilidade financeira, faça duas frentes de ação. Compre o Phantom e em paralelo começe a pesquisar e comprar as peças para montar o seu. Assim como aconteceu comigo e com todos que iniciam, voce logo vai descobrir que os multirotores caem muito durante a curva de aprendizado. Nessa fase o Phantom é mais robusto aos acidentes e é facil comprar peças de reposição.
Mas aí vão 2 dicas:
# para dimensionamento, use a planilha ecalc
# há um consenso sobre o uso da controladora APM ( preço, recursos e confiabilidade)
# há um livro com bastante conteudo que é o Drone University ( não sei se já está a venda). O autor recentemente disponibilizou free na Amazon
Francisco, para comecar pode pensar em DJI e phantom com um gopro, que é fácil de adquirir e pode servir como prova de conceito. Acho que ele não é bom para uso profssional e também não pode levar muito peso para utilizar outros sensores por muito tempo.
Os quads mais profissionais são QAV540G e TBS Disco Pro, pouco mais confiável, mas eles também utilizam Naza para controle.
Para engenharia civil, pode ser interessante investir numa hexa e levar um camera basico (Canon P&S) e fazer fotogrammetria da área com precisão até 5-10cm:
http://ecosynth.org/forum/topics/concept-design-for-a-long-enduranc...
Deve ver se é possível montar um gimbal Tarot T2D em vez do camera e assim utilizar para acompanhar com video e as vezes fazer um levantamento. Para levantamento, voce vai precisar o APM, por que o DJI não tem o número de wp's que voce exige.
Voce tem uma ideia da área que vai fiscalizar? é tudo linha da visão?
OI Gerard, na verdade não vou fiscalizar, seria fotografia para acompanhamento mensal da obra.
Francisco,
Então, sugiro começar o mais simples possível e comprar um DJI Phantom. Não precisa soldar nada, bem funcional, bem barato e não perde muito dinheiro se cai. Depois pode reavaliar os requisitos e prioridades para voce: tempo no ar, peso, aparência, tamanho, armazenagem, confiabildade, etc.
Gerard,
A ideia inicial era esta, porém ao assistir vídeos no youtube e ler sobre o assunto me interessei em montar um.
E ao pesquisar na internet achei este fórum onde vi em outros posts muitas dicas e resolvi aderir ao grupo e criar este post.
Porém vocês não me incentivaram e sim estão me desmotivando, não entendi?
Pensei que fossem me ajudar.
Tem como me ajudar?
Obrigado!
Oi Francisco,
Desmotivação nunca. Pela experiencia da gente, o primeiro veículo de uma pessoa tem muito chance de cair e quebrar. O que estamos dizendo é que faz sentindo comprar uma coisa que não vai fazer tanto dor quando perder ou danificar. Tem pessoas no site aqui que por exemplo investiram $1800 (lá! no exterior!) e no primeiro vôo perderam na água.
Para reduzir o investimento, o DJI é uma plataforma pronta que já da para voar em instantes (depois calibração e primeiros testes). Se voce quer montar algo, pode ver o mini H quad, uma plataforma bem popular, mas ele não tem gopro: http://www.minihquad.com/
Isso é bom para aprender. Depois, pode olhar em outras coisas. Sempre tem que fazer bastante pesquisa para não esquecer pedir os hélices, motores, ESC's, rádio, bateria, placa de controller e coisas assim, por que se esquecer nesse país, é chato gastar mais $40 para fazer novo frete.
Eu sei q não estão desmotivando e agradeço a indicação e sei dos riscos, mas quem nunca caiu de bicicleta e levantou de novo até aprender? Inicialmente iria montar um para hobby é após isso iria dar um upgrade. Minha dúvida é sobre marcas e detalhes de peças.
Agradeço e já li a maioria dos posts de vcs em outras discussões.
vou lhe poupar trabalho ...
compre um phantom da dji e seja feliz.
Se voce quizer um equipamento de verdade ai a coisa muda de figura.
Uma pergunta, voce ja sabe pilotar aviao ou helicoptero ?
OI Eduardo, não sei pilotar.
A opção mais fácil seria comprar um phanton porém não vai ser a mesma coisa de montar um do jeito que quero!
Tem alguma dica para mim de peças o que eu posso usar? Placas? Radios?