Problema Photoscan Gerando Mapa Invertido

Pessoal boa tarde,

tenho um vant Skywalker equipado com placa controladora Pixhwak , camera sony nex 5 com lente 16mm , estou iniciando na área de levantamento mas estou com problemas e meio perdido sobre a questão dos Logs de Vôo, Geotague das imagens e processamento, segue o relato:

- Fiz um vôo de aproximadamente 15 min e obtive 180 imagens de um local para mapeamento, tudo certinho imagens legais, estou usando o Mission Planner para fazer o Geotague das imagens , uso o Log que a placa produz TLOG onde é inserido as coordenadas nas imagens, só que quando eu abro as imagens no Photoscan a maioria vem com as coordenadas iguais de latitude e longitude, quando mando gerar no sistema WGS84 sem as coordenadas UTM , ele cria o mapa certinho, mais quando importo a orthofoto o mapa fica invertido , ja tentei alterar o sistema para UTM 22 N e S e nada , ai gera um mapa totalmente errado..

não tenho ideia doque possa estar acontecendo, se alguém puder me ajudar nesse processo de geotague e processamento das imagens fico agradecido..

grande abraço

Eder  

JPG.jpg

JPG2.jpg

You need to be a member of diydrones to add comments!

Join diydrones

Email me when people reply –

Replies

  • Olá Plinio e Eder que bom encontrar vocês por aqui, pois já passaram pelo mesmo probleminha que eu. É sobre geração de ortofotos.

    Utilizo um SOLO da 3DR e uma CANON110 para obter fotografias aéreas

    Porem ao alinhar as fotos no Agisoft Photoscan ocorre problemas diferentes com o posicionamento das fotos... hora fica muito inclinado e hora fica de ponta cabeça (oque gera a ortofoto espelhada)

    Vocês podem me dar uma orientação para evitar isso???? 

    Li seus post sobre as CAM_MSG e fotos...  Pergunto: O recurso de off set serve não é para ajustar a diferença de CAM_MSG  e de fotos ???? Geralmente nos meus levantamentos fica diferente a quantidade de CAM_MSG com a foto...

     Não encontrei o recurso "full parameters list" nem o  LOG BITMASK... estou começando com photogrametria.

    Obrigado desde já

     

  • KKKkkkk

    eh GeoTAG e nao geotague !

    • kkkkk a ultima coisa que iria me preocupar é como se escreve , se isso resolvesse o problema nossa tava sussegado !!! kkkk mais valew pela dica.. abraços

    • Sabe como eh ... quando vejo alguem esrevendo errado ja imagino o tipo da empresa que esta aparecendo no mercado.

    • Amigo faço isso por hobby !!! mais fala qual é sua empresa as vezes, tenho vários amigos que necessite desse tipo de serviço,  posso indicar..  abraços 

  • Vai em full parameters list e veja qual número está no LOG BITMASK. Entra nesse arquivo de log gerado e veja se tem CAM_MSG e quantas temm 180 fotos tem q ter 180 CAM_MSG's

    Quero montar um SkyWalker X8 pode me passar as configurações que está usando? Posta uma foto dele aqui...

    • Plinio bom dia, 

      eu fiz outro vôo e o Log esta aparecendo 250 CAM_MSG e tenho 190 Fotos na maquina , como posso resolver isso ? abraços

    • Me forneça o tempo entre os disparos, isso aparece no planejamento do vôo no Mission Planner, creio que este tempo esteja muito curto e sua camera não esteja conseguindo acompanhar. Soluções para aumentar o tempo entre os disparos:

      Diminuir overlap entre as imagens 

      Diminuir Velocidade de Vôo

      Em relação ao cabo dos disparos da nex, você fez o seu? Faço cabos para canons poderíamos trocar idéias a respeito disso também.

    • Olá Eder, desculpe a demora deixei passar na caixa de emails, meu contato no gmail para quando precisar: pliaugusto@gmail.com

      Você conseguiu resolver o problema? Parece que o espaço de tempo entre as fotos está muito curto, isso faz com que sua câmera acabe perdendo alguns disparos. Tente diminuir a velocidade de vôo pois a placa registrou todas as mensagens mas sua câmera não conseguiu acompanhar os disparos.

      Estou com Pix4D versão PRO liberado para processamentos, você poderia compartilhar algumas imagens geradas pela SonyNex comigo e eu faço todo o processamento no pix4D para gerar o ortomosaico, assim você pode comparar com o produto atual que está gerando e eu posso avaliar a qualidade das imagens da Nex. 

    • Plinio , bom dia

      consegui resolver, estava utilizando o LOG errado, no caso estava utilizando o TLOG que é de telemetria , baixei o .LOG, fiz o download via cabo direto da placa , e na hora de geotaguear eu utilizei o campo cam_message syncro no mission planner , estimei o off set tudo OK ..

      Avião: New Skywalker 

      Placa controladora : Pixhawk 3DR

      Bateria : 2 x 5300 4S 

      Maquina: Sony Nex5 Lente 16mm

      Radio : Turnigy 9xr

      Telemetria : 915mhz 3DR ( Não aconselho ) o ideal é o RFD 900

      Vou tirar uma fotos e posto mais tarde..

      abraços 

This reply was deleted.