Projetos - Cálculos

Olá grupo,

Me aventurei a projetar um drone. Estou iniciando e nesse estágio ficamos dentro de uma turbulência de informações... meio assustado... :-))

Busco bastante informações na rede mas especificamente sobre drones as informações estão começando a "aparecer". Sei que todo o conceito é encontrado dentro da engenharia aeronáutica, mas isso tenho que digerir mas devagar, são muitos cálculos... assusta. rsrs

Minha dúvida é sobre o torque dos motores utilizados nos multirotores. Necessito dessa informação pois comecei a simular esforços em algumas peças.

Busquei bastante essa informação nos datasheets dos motores mas os mesmos não existem; o máximo que encontramos são Kv (rpm/v), Max Pull, Max Power... 

Encontrei algumas respostas, tais como o cálculo do torque utilizando a relação de potência e rpm; outro tem que utilizar a tabela de performance do motor, etc.

Sendo mais objetivo: existe alguma tabela fornecida pelos fabricantes de motores? Existe algum local que eu possa buscar essa resposta (fórmulas, teoria) utilizando apenas os dados encontrados (Kv (rpm/v), Max Pull, Max Power, Dimensões da Hélice)? Qual o caminho que posso tomar?

Abraços a todos!!!

You need to be a member of diydrones to add comments!

Join diydrones

Email me when people reply –

Replies

  • Boa tarde Luiz,

    Vou tentar ser o mais sucinto possível. E estou assumindo que o seu projeto consiste em comprar as peças, frame, controlador, etc. e montar o seu drone, e não projetar do zero. Certo? 

    Qual o tamanho e propósito do drone que quer? 

    Para facilitar, vou considerar 3 categorias mais populares de multicópteros (drone):

    Grande - Carrega até 3kg de equipamento, vôos lentos e bem estável. Hexacópteros > ø60cm 

    Médio - Bom em autonomia e mais agilidade. Quadricópteros e tricópteros ø45cm

    Mini - Pouca autonomia, extremamente ágil, ótimos para fpv de proximidade < ø30cm

    Sabendo responder qual categoria está interessado, encontre em vídeos, forums de discussão e sites especializados o multicóptero que atende suas necessidades. Quanto mais popular for um conjunto de peças usado, mais você tem "garantia" que vai dar certo, além de obter diversas dicas de configuração, etc. Alguns vídeos interessantes, que me guiaram para montar os meus:

    Geralmente os vídeos tem em sua descrição as peças usadas para montar, muitos deles possuem até mesmo o link das lojas. (geralmente hobbyking) Com isso você já pode se aventurar e montar um multicóptero.
    Além disso, eu recomendo usar o ecalc, uma excelente ferramenta de simulação antes de sair comprando http://www.ecalc.ch/xcoptercalc.php?ecalc&lang=pt
    Mesmo na versão gratuita, você consegue simular com as peças e pode obter estimativa de velocidade, tempo de vôo e advertências caso haja alguma coisa errada no conjunto escolhido.
    Se quiser tirar qualquer dúvida estou à disposição.
    Espero ter ajudado.
  • seguinte, voce eh engenheiro ?

    qualquer bom engenheiro mecanico consegue medir ou estimar o torque usando uma helice APC que tem todos os dados disponiveis no site do fabricante.

    Tendo os dados da helice, informacoes sobre o ambiente de teste eh e fazendo as medicoes de aceleracao no motor eh possivel estimar o torque.

    Agora a parte que me intriga. Para que voce quer fazer tanto calculo ?

    Quer fazer um modelo de um multirotor para simulacao ? ou que fazer o software dele baseado em modelo para poder estimar as energias necessarias para fazer o multirotor reagir exatamente como planejado ?

    Duvido alguem aqui no Brasil lhe ajudar com isso.

    Tambem duvido que alguem do desenvolvimento do APM lhe diga algo.

    Todos sao muito CHEIOS para conversar com meros mortais.

    Eu ja tentei falar umas 20 vezes com o cara que fez o primeiro AP e ate hoje nao recebi um "HI" como resposta.

    Sugiro que voce entre em grupos de discussao de verdade (desenvolvimento)

    Aqui no diydrones soh tem usuario e a maioria usa com hobby.

    Aqui no brasil todo mundo soh quer sugar e por isso nao passa nada para frente com medo de perder negocio.

    O mesmo acontece aqui nesse grupo que voce esta. Agora que todo mundo sugou tudo que dava ninguem mais fala nada.

    Eu continuo com minhas pesquizas e trabalhando em um empresa de desenvolvimento de vants.

    Nao posto mais nada para ninguem roubar ideias.

    O brasil esta se tornando inviavel.

    • Olá Eduardo,

      Tenho formação técnica em Mecânica, Eletrônica e bacharel em Ciência da Computação.

      Um dos motivos do meu projeto é a minha retomada no universo Maker, além de poder conhecer pessoas que trabalham ou desenvolve "drones".

      Sou um eterno aprendiz. Tenho consciência que por mais que eu conheça algo, tem alguém que tem um conhecimento maior que o meu.

      Realmente, as pessoas estão confusas; montar um drone não é a mesma coisa de projetar um drone. Sempre montei barcos, aviões, etc mas agora decidi enfrentar o desafio de projetar, construir. Os kits comerciais que inúmeras lojas estão vendendo no mundo são muitos legais, mas quando começamos a aprender um pouco mais sobre o assunto verificamos que muitos deles utilizam a "força bruta" e não a "técnica" para se manter no ar.

      Sobre meu projeto. Inicialmente o desenvolvimento está mais focado no frame. Será composto em fibra carbono com algumas peças de plástico. Comecei a fazer a simulação utilizando o plástico ABS com o objetivo de facilitar a "impressão" em impressoras 3D. Todo o resto, ESCs, motores, controlador, receptor, transmissor, GPS, baterias, etc serão o que temos no mercado.

      A imagem de uma das partes (base motor) do drone mostra em que ponto eu me encontro:

      base-motor-Sustentacao-Image-2.jpg?width=721

      Eduardo, muito obrigado pelas dicas. Sei o quanto é difícil, já percebi. Mas não desisto tão fácil. Necessitamos de mais pessoas com o espírito Maker ;-))) 

      Quem sabe podemos trocar umas idéias, não sou nenhum expert, mas estou aprendendo rsrsrs... se quiser pode me adicionar no Face. Aproveitando, você conhece grupos de desenvolvedores aqui no Brasil? Sim, sim ... Sei que é difícil, mas seria bem legal no Brasil ter pessoas desenvolvendo, produzindo, compartilhando conhecimento.

      Um grande abraço. 

This reply was deleted.