Boa tarde!


Sou estudante de tecnologia em manutenção industrial e me interessei muito pelo assunto dos "drones" (na verdade quadricópteros e hexacópteros), mas não tenho nenhuma experiência nesse assunto. Quero montar um drone que seja considerado já de nível profissional (ou semi :) ), que tenha uma boa estabilidade para tirar fotos e um bom alcance, de preferência mais de 1km. Pesquisando vi que isso não vai custar pouco, mas no inicio quero montar só as partes básicas para que o drone consiga voar e com o tempo vou ir adicionando mais opções a ele, mas já tenho que começar com as partes certas para depois não ter que trocá-las.


Antes de fazer perguntas mais complexa quero tirar algumas dúvidas básicas:

1º A principal vantagem do hexacóptero é a estabilidade e a principal desvantagem é o custo? É isso ou tem alguma desvantagem pior?
2ºQual quadro vocês recomendariam para o meu projeto, com o melhor custo beneficio (De alumínio, fibra de vidro ou de fibra de carbono)? O mais leve é o de fibra de carbono né?

Por enquanto é isso, aguardo opiniões!

You need to be a member of diydrones to add comments!

Join diydrones

Email me when people reply –

Replies

    • Boa ideia colocar o back light mas isso vou deixar pra depois.

      No transmissor que você usa notei que tem uma tela onde aparece as informações de telemetria, já nesse do link não tem esse visor então onde que essas informações podem ser visualizadas, tem que comprar algum item adicional (uma tela por exemplo).

      Outra coisa, os vídeos em inglês é você quem grava? Tenho um pouco de dificuldade de entender nas partes sem legenda, mas prestando atenção nas imagem fica tudo OK.

      Abs

    • Sou eu mesmo. Legenda da muito trabalho, quando não ta legendado é pq ja escrevi oq era importante... e imagino que a pessoa vá entender. Mas faço em inglês pois brasileiro e pt não somam, juntos, 14% dos assinantes.

    • Da para entender sim pois o mais importante é ver o que você esta fazendo, mas admito que fico curioso para saber o que você está falando. :)

      Abs.

  • Excelente iniciativa Jonathan, tb estou montando um quad e o começo é bem complicado, seria muito legal se os veteranos dessem uma ajuda aew.
  • Olá Jonathan,

    Um hexa ou octa comparado com um quad tem como vantagem, principalmente, capacidade de carga, daí ser mais utilizado em filmagens profissionais onde uma câmera grande e pesada vai ser transportada. A desvantagem é que mais motores resultam em maior consumo, isto sem levar em conta que você vai colocar uma carga maior também, aumentando ainda mais o consumo e exigindo baterias de grande capacidade.

    Por que você não começa um um simples e barato para aprender a pilotar e pegar os macetes de construção e operação antes? Se for direto para um modelo profissional vai gastar alguns milhares de dólares e pode acabar com um prejuízo grande em caso de acidente.

    Abraço,

    Arnaldo

    • Olá Arnie, te bem?
      Camarada, estou montando um quad, já possuo rádio com receptor, motores, esc, frame, etc... A questão é que desejo usar uma controladora Ardupilot mega e anexar sensores IR para implementar um sistema anti colisão. Porém tenho achado poucas informações sobre. E vi que algumas pessoas usam uma arduiMU junto com a ardupilot, e não sei o que seria está ArduIMU, sendo que a ardupilot já possui os principais sensores. Saberia me dar alguma luz nesse meu projeto?
    • Felipe, o ArduIMU era uma placa que acompanhava o APM na versão 1.x pois ele não tinha estes recursos (IMU - Inertial Measurement Unit e AHRS - Attitude and Heading Referencing System) on board. Esta placa dava a ele informações de referência de direção e aceleração do movimento, além de uma bússola eletrônica.

      O APM 2.x já tem on-board os chips que fornecem esta funcionalidade (exceção para o 2.6, onde o compass foi removido e colocado junto com o GPS por questões de interferência eletromagnética).

      Se você vai comprar o APM + GPS/compass, já terá todos os recursos que precisa para começar.

    • Verdade, acho que nos fins das contas vou fazer isso mesmo, até porque minha situação financeira não é das melhores. Mesmo assim quero aprender a fazer esse hexa, quero descobrir qual o modelo de motor ideal para usar nele, quais hélices, ... É que eu vendo uns produtos no Mercado Livre e quero começar comprar peças de multicópteros pra vender, assim também vou juntando dinheiro para comprar o meu. Também preciso que vocês me ensinem a montar o melhor hexa porque sinto que vai ser bom pro meu aprendizado nessa área, pois eu sabendo quais as melhores opções que existem (sem se importar com o preço), vou conseguir montar um modelo que seja o melhor em custo beneficio.

      Por exemplo, o melhor quadro que eu encontrei foi esse de fibra de carbono:

      http://www.aliexpress.com/item/Tarot-FY690S-3K-Pure-Carbon-Fiber-Fu...

      Até o preço com esse vendedor esta relativamente baixo, o que vocês acham?

      Arnaldo, muito obrigado pela sua opinião.

      Abraço!

This reply was deleted.