Olá meu nome é Nivaldo Junior, estou querendo propor um trabalho de TCC para criar um sistema anti-colisão para um drone do tipo quadricoptero, ao pesquisar bastante artigos relacionados com o tema identifiquei uma deficiência em todos os trabalhos proposto pesquisados, O uso dos sensores sempre fixos na estrutura do frame sendo assim "engessando" o sistema todo, detalhe é produzir um sistema de baixo custo utilizando sonares.

Estou propondo utilizar um gimbal para o sensor de forma manter o sensor sempre apontando para onde o drone está indo...

Gostaria da opinião e experiencias de vocês, se acha a ideia interessante e viável, se conhece algum trabalho parecido, se conhecem algum gimbal pequeno para acomodar apenas o sensor e ágil, se é possível utilizar informações dos sensores existente da placa controladora pixhawk, ou é preciso utilizar uma nova placa para controlar o gimbal.

Façam qualquer critica me ajudara bastante.

You need to be a member of diydrones to add comments!

Join diydrones

Email me when people reply –

Replies

  • Olá Nivaldo. Nos seus últimos posts, você citou baixo custo e popularidade... tive a impressão de que você procura desenvolver uma versão melhorada do QRInfraX, da Walkera. Acertei?

    • Então João Henrique a única diferença de varios que foi e estão sendo propostos usando sonar, o exemplo mais novo é o guidance da dji, e que pretendo usar um gimbal no sensor, para diminuir a necessidade de varios sensores, pretendo usar dois nano servos para esse gimbal.
    • Já que você mesmo citou smartphones... e considerando o acertadíssimo conselho do Luis Carrera... sabemos que sensores a bordo ocupam espaço, consomem energia pelo peso e funcionamento, e por isso devem ser minimizados em quantidade(também). Então por que não deixar parte do processamento de informações na mão(fisicamente) do piloto? Com os transmissores de video ficando menores e com o poder dos smartphones usando tecnologias de AR e aplicativos que podem ser "customizados" ou criados do zero, seria possível em talvez pouco tempo controlar seu quad através do celular com a assistência de um aplicativo. Já existem parecidos, mas sem assistência, só o vídeo e o controle. Ele poderia "ler" o ambiente pelo video e te avisar ou tomar uma atitude quanto ao risco de colisão. Voltando ao QRInfraX, que eu tenho mas não uso, o sistema básico anticolisão faz com que o quad se afaste de um objeto que se aproxima, o que resolveria em parte a questão levantada anteriormente por outro membro do grupo. Mas não vai salvar o bichinho se você resolver espiar a vizinha e ela reagir na base da vassourada...

    • Então João Henrique o meu intuito e construir um sistema anticolisão que poderia ser instalado na maior parte de drones possíveis, e o objetivo é tornar a pilotagem mais amigável ainda do que já é, podendo assim qualquer um poder pilotar até mesmo crianças, sem o risco de jogar o drone contra uma parede por exemplo, e uma solução barata usando apenas dois servo motores dando mobilidade a um sonar de precisão boa. 

    • Não entendo lhufas da PixHawk, mas um dia pretendo iniciar na área e pra isso já encomendei um buggy de controle remoto. Vai ser meu laboratório, com a vantagem de não voar na minha cara e nem despencar do céu e esmigalhar meu pobre orçamento. Mas então você pretende criar um sistema independente que pode ser incluído num quad já pronto pra voar? E neste caso poderia ser usado em outras plataformas(com as devidas alterações), como barco, carro ou avião?

    • Pergunto isso porque acredito no potencial de todas as ideias e inovações. E em se tratando de um TCC, devemos olhar também para as futuras aplicações por consequência, bem como para a possibilidade de comercialização. Não sei se banquei o mercenário, mas de qualquer forma, capricha aí!

  • Olha essa matéria, talvez te de uma ajuda. Boa sorte ai.

    http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/2015/05/alem-de-correr-ro...

  • Olá Nilvaldo,

    Eduardo tem razão nas colocações.

    Se você está pensando em um projeto para o seu TCC acho que o que você imagina cabe.

    Mas se estiver pensando em algo mais profissional que queira introduzir no mercado futuramente então comece estudar um pouco da teoria de "visão robótica".

    Estudei um pouco no que diz respeito a utilização de som para localização ou a famosa eco-localização. Para aplicações mais conceituais não temos muitos problemas.

    Porém quanto mais você vai sofisticando e aprofundando seu estudo começamos a notar que não é tão simples como imaginamos e caímos nas teorias que se aplicam aos radares. E todo o material que li todos são unanimes em apontar uma série de falhas nesse tipo de "visão" e essas falhas normalmente são amenizadas via processamento em software e/ou utilizando em conjunto com outros tipos de sensores. Se partimos para aeronaves isso se complica de forma exponencial.

    Lembre que hoje temos processadores de 4 núcleos em nossos celulares e são processadores que baixo consumo de energia. As baterias cada vez mais aumentam a capacidade e diminui o peso.

    A dica é... que sempre tento seguir. Em tecnologia devemos pensar não o agora mas daqui a 5 anos porque o agora já está defasado :-) 

    Abraços a todos...

      

  • voce quer fazer um TCC sobre isso ? qual sua area ?

    • Sim essa é a ideia nada definido ainda, estou no ultimo ano de Sistemas de Informação.

This reply was deleted.