OLá a todos !!
Eu não tenho muito conhecimento em drones . Porém já me apaixonei .
Quero desenvolver meu proprio projeto . Quero criar um drone do zero .
Um drone grande , não sei o tamanho ainda , talvez 2mts , não sei .
A intensão é soltar o drone e percorrer alguns estados ou paises , e você em seu computador ficar controlando e manipulando , conhecendo paises estados etc .
Criar um sistema para capturar energia das helices , talvez inserir placa solar , bateria de lítio etc .
Não sei ainda , mais certamente vou precisar de um engenheiro eletrônico .
Criar uma função que ao menor sinal de falha do drone , ele aciona um paraquedas automaticamente .
Para evitar que caia em cima das cabeças de pessoas ou danifique algo .
O projeto é grande e envolve muito estudo e eu sei , quem poder contribuir com informações eu fico grato!
Replies
Por que não usa o Google Earth ??? ;-)
Pois é Ecodrones ...
na verdade ele inicia dizendo:
"Eu não tenho muito conhecimento em drones ."
Ainda bem que disse isso, mas eu acrescentaria:
- ... não tem a menor noção da tecnologia
- ... não tem a menor noção da legislação
Enfim, nos cabe dar uma "direção" para evitar que saia fazendo as coias sem noção e conhecimento e acabar se machucando !
Nossa caminhada nessa história já vai longe, "né" Amigo ? Rs... vamos lá tirar mais um do "lado negro da força" ...
Rs. Acho que ele vai nos ouvir ...
Não sabia dessa legislação ! Que por sinal muito vergonhosa .
Esta legislação me cheira a monopólio, vai que os correios vai entregar cartas ou encomendas via drone .
Enfim , se eu tinha um grande estímulos , com toda certeza o balde de agua fria foi bem fria .
Obrigado pelas dicas .
Bruno,
não se trata de "monopólio"; a questão é muito mais profunda que isso !
A verdade, a regulação cuida "da segurança de voo e tráfego aéreo", um assunto muito complexo e de extrema profundidade. Quando um leigo da aviação olha para o espaço aéreo, imagina que lá não existem regras e não existem um complexo sistema de aerovias limitadas por altitudes, distâncias laterias, frontais e trazeiras fazendo a separação das aeronaves que se guiam por "pontos geográficos digitais conhecidos por fixos" para onde as aeronaves se dirigem ponto a ponto para traçar uma rota e voar". Mais que isso, tudo isso é previamente planilhado em um Plano de Voo e seguido a risca pelo piloto e ao mesmo passo ele vigiado pelo Controle de Tráfego Aéreo.
Note que a legislação citada é apenas uma pontinha do complexo de legislação que voce nem imagina; apenas para uma visão superficial, visite http://www.aisweb.aer.mil.br/ e em http://www.aisweb.aer.mil.br/?i=publicacoes voce vai encontrar um pouco mais sobre o assunto, no âmbito Federal; não deixe de visitar, também, http://publicacoes.decea.gov.br/. Foara isso, toda essa legislação esta vinculada à legislação internacional de tráfego aéreo, porque, mesmo no Brasil, temos aeonaves estrangeiras entrando, voando, pousando e decolando ... e as legislação do mundo inteiro precisam ser "idênticas" para que os pilotos possam voar "dentro das mesmas regras". Veja como isso tudo é um emaranhado que GARANTE A SEGURANÇA DO PILOTO EM VOO ! Imagine Guarulhos, que tem 80 aeronaves pousando e decolando simultaneamente, dentro do espaço de uma hora ! Já imaginou aquele espaço sem regras ?
Lamento ter sido portador de más notícias e jogar agua fria no seu projeto, mas se voce imaginar que, se naõ soubesse disso e se metesse no espaço aéreo com uma aeronave não homologada e desconhecida a sua presença pelas autoridades, colidir com uma aeronave e matar ai 100, 200 ... 300 pessoas, e vc iria responder por todas essas mortes na qualidade de homicídio culposo e, mais que isso, como era previsível, seria convertida a pena em "prisão" (12 a 30 anos por morte) para cada um, fora a indenização civil de cada um passageiro que hoje, em média, tem sido fixada entre R$ 1 e 5 milhões, de acordo com a situação econômica do passageiro ! Acho que agora voce entendeu porque até agora NENHUM PROCESSO de aciddente aéreo é julgado facilmente ... o da TAM104 ... até hoje "não tem culpados"... da GOL, estão dicutindo se os pilotos foram culpados ! MOTIVO ? GRANA ... MUITA GRANA EM JOGO !!
Bruno,
receio que a sua vontade não pode ser realizada, facilmente; não estou falando do ponto de vista tecnológico, mas do "ponto de vista legal". Aconselho um estudo da legislação atual, em particular a ICA 100-12 e voce já vai começar perceber que "VOCE ESTA PROIBIDO DE VOAR QUALQUER AERONAVE NÃO HOMOLOGADA, DENTRO DO ESPAÇO AÉREO CONTROLADO". O que é espaço aéreo controlado ? Acima do solo em qualquer parte do território nacional, com exceção dos clubes de aeromodelismo que o espaço esta liberado em até 400 pés (aproximadamente 120 metros) acima do solo !
Leia a portaria:
http://www2.anac.gov.br/biblioteca/portarias/port207STE.pdf
Para a sua intenção, voce precisa obter autorização da ANAC, em primeiro lugar e, após, no local onde pretende montar, estar ligado à uma entidade governamental, porque essa missão configura "operação militar" (ainda que seu objetivo seja civil) e, mais que isso, tudo precisa ser muito .. mas muito bem planejado !
Fora o aspecto legal, a tecnologia que voce pretende empregar, ultrapassa fácil a casa do "R$ milhão" e, smente com investimentos voce conseguiria uma soma destas para experimentação !
Desculpe o "balde de água gelada", mas a lei nesse particular é muito severa e, não existem muitos "centros de pesquisas e tecnológicos no Brasil, buscando semelhantes operações".
leandro chaves
Leandro, certamente deve ser piada.
Um post desse que cita diversas tecnologias militares, conquistadas e desenvolvidas nas muitas décadas de existência dos RPAs, como se estivesse pensando em comprar doces numa loja, por óbvio que deve ser brincadeira.
Mais um post da série "quanto mais eu rezo..." ou então "vou morrer e não vou ver tudo...".
Mas claro, seu approach está corretíssimo
Forte abraço!
Qual seu orçamento?