A place for BRAZILIAN & SOUTH AMERICAN discuss issues, experiences and uses DRONES

244 Members
Join Us!

You need to be a member of diydrones to add comments!

Join diydrones

Comments are closed.

Comments

  • Pessoal alguem pode me indicar um simulador?

  • Entao Geovanni, muito legal o APOEMA.

    Considero uma aeronave para outro uso.

    Ninguem vai usar essa aeronave para tirar fotos em areas pequenas.

    Como disse antes, eu fico frustrado porque tem gente comercializando asa X8 com APM como se fosse um equipamento profissional (entenda como nao hobby).

    Falando sobre os APs, nao cito os  chineses porque considero lixo.

    Quando falo AP falo mais sobre o software doque o hardware pois

    posso pegar um codigo bom e fazer ele rodar em uma placa generica.

    Posso pegar meu codigo e rodar numa placa ardupilot com algumas adaptacoes mesmo ela nao tendo potencia para nada. Agora apareceu o PX4 e dizem que vai rodar o codigo base do ARDUPILOT. No meu ver a placa ja comecou com codigo FRACO.

    Qquer um que conhece programacao sabe que o codigo do ARDUPILOT eh cheio de if e mais if e roda DCM e poucos sabem que ela tem problema com grandes aceleracoes verticais (dcm fica completamente louco)

    Isso por si soh ja torna o codigo falho.

    Pegue um codigo consistente e voce vera a diferenca. A estrutura eh completamente diferente.

    Voce como desenvolvedor sabe doque falo.

    Bem, eu sempre vou afirmar o mesmo sobre ARDUPILOT.

    Considero ela um brinquedo.

    Nunca vou usar ela nos meus avioes e tbem nunca vou usar uma asa generica para oferecer meu trabalho.

    Imagina eu chegar pra voce e dizer que vou fazer um servico usando uma asa de 200U$ , um ardupilot e uma camera point&shot com lente furreca.

    Eu tenho 3 cameras sx200 encostadas aqui em casa. Ja usei elas tempos atraz mais hoje nao uso mais maquinas desse porte.

    Ela eh a melhor das point&shot mais eh lenta e tem aberracoes chromaticas muito fortes dependendo do terreno e do sol sem falar na distor;'ao dos cantos da imagem.


  • Olá a todos,

    Há algum tempo me inscrevi nesse grupo e até agora tinha só lido os posts. Agora aproveito para me apresentar e tecer alguns comentários.

    Estou vendo que como eu, há muita gente intensionada a fazer a coisa do jeito certo, como deve ser feito.
    Pois a qualquer momento que esqueçamos procedimentos de segurança, por exemplo, podemos ser responsáveis por um acidente horrível. De um incêndio até derrubar um aeronave tamanho real. Toda cautela é necessária.

    Vejo que já há um consenço em que há muitos amadores no ramo. Gente que nunca pegou num stick, nunca treinou, nunca montou um aero sequer, e está querendo surfar nessa onda.
    Estou chamando esses caras de "GIGOLÔ de VANT". Querendo colocar as máquinas para trabalhar e só fazer caixa.

    Tipo o que o Eduardo comentou, preocupados em não "perder nem um hora configurando PIDs"... enfim.
    Eu fiquei mais de 20 anos afastado do aeromodeslimo, mas o vírus estava lá incubado.

    Agora que meus filhotes já estão maiorzinhos, me deu um comixão e voltei ao hobby. E as mudanças nesse hiato de tempo foram ENORMES!
    Então conheci os aeros elétricos, os novos rádios, sistemas de vídeo (FPV) e as tantas possibilidades dos VANTs.

    Assim, passei a estudar o assunto. Reequipei minha oficina para lidar melhor com eletrônica. Comprei equipamento FPV Vtx, Vrx, Cam etc), aprendi um pouco a respeito de transmissão de vídeo, enfim aprendi muito sobre tud isso que era tão novo desde que voltei ao hobby (julho 2012).

    Montei duas Zagui 1500mm, um Bixler, um Motoplanador de design próprio (que um amigo cortou o EPS na CNC) dentre outros. Esses estão sendo meus treinadores desde então.
    Derrubei muitas vezes todos meus treinadores já, que nem sei como ainda voam. Meu Bixler já dei banho na água quente tantas vezes, que está até se tornando outro avião de tão deformado que já está...kkkk.

    Em outubro passado, já pilotando um pouco melhor, mas ainda meio enferrujado, resolvi montar meu "VANT".
    Comprei um airframe do Skywalker V5, de 1.680mm, APM2, toda eletrônica etc.

    Estou tomando um kct do Arduplane, Mission Planner etc. Mas continuo virando madrugadas, perdendo horas estudando os PIDs.  A cada novo release, alguns ganhos e algumas perdas.
    Instalei uma Canon SX230HS e venho fazendo testes. Acho que estou melhorando.

    Acho o hardware bom da Ardupilot. Mas claro é, praticamente, DIY o tempo todo. Não conheço nenhum outro AP ainda, nenhum desses que o Eduardo citou.

    Tenho muito interesse em testar outros, se tiver viabilidade econômica para isso.
    Estou lá, firme no propósito do aprendizado constante.

    Sei que por estar sozinho na empreitada, minha curva de aprendizado é longa e lenta. Mas não estou numa cidade que tenham aeromodelistas, que tenha pista, que tenham outros interessados no assunto. Sei que isso contribui para a lentidão na resolução de muitos probleminhas que aparecem, pois quando há um grupo que estudam/conhecem sobre o mesmo assunto, o brain storm sempre ajuda... kkkk.

    Mas é isso. Vou continuar seguindo aqui, e sempre disposto em manter contato com os colegas interessados no assunto. Vivo no litoral norte de São Paulo. Quem for da região e quiser fazer contato, estou sempre à disposição.
    Grande abraço!

  • Quem diz que a sensefly é boa é porque nao sabe voar pois ela esta mais para um brinquedo que para uma asa para fotografia aerea.
    Amadores é isso que se resumem.

    Que camera voce acha que uma asa de 90cm pode carregar ? Que bateria milagrosa ela usa para fazer um voo de 60minutos ?

    Tudo mentira ...
    Qualquer um que voa asa sabe que isso é praticamente impossivel a nao ser que fique planando na terminca alem do mais , imagina uma asinha de 90cm que nao tem peso algum voando em rajadas de vento .

    Impossivel fazer algo bom com ela.
    Ja conheço 2 empresas que compraram e se arrependeram sem falar que nao tem suporte algum competente por aqui.
    No mais, acho que ela nao consegue carregar cameras com mais de 200gr, ou seja, cameras com lentes FURRECAS que distorcem a imagem alem das aberrações chromaticas que elas fazem.

    Por setenta bigodes te vendo uma asa de 2.8m em fibra decarbono que voa 1.40 minutos  no vento moderado.

    Entendem agora porque eu digo que só tem amador no mercado ?
    Até a asinha X-100 que é um pouco melhor que a sensefly nao voa bem no vento.
    Eu ja fiz voo com ventos de 9 a 11m/s com minha asa coisa que essas asinhas nao fazem de jeito nenhum.

    A unica coisa que ela tem de boa é que é pequena mais isso nao ajuda em cada .

    Derrepente alguem pode dizer que consegue fazer voos longos com uma asinha !
    Bem, eu ja consegui voar 98km com uma asinha plank de 35cm mais ela voou a 140km o tempo todo e sofria muito com a minima rajada de vento e claro, ela nao carregava nenhuma camera sem falar que é fogo pousar uam asa que só tem sustentação em velocidade.

  • Valeu pelas dicas. Ja estou fazendo as aulas de voo. Vai demorar para praticar sozinho... mas é o correto. Ouvi vcs falarem do sensefly. Ele não é tão bom como o pessoal fala? O preço é salgado. Pelo menos para mim. cerca da 70 bigodes. Fora a anuidade acho q do programa. esta mais doze por ano.

  • Sérgio, olhei o site do IVG. Muito legal a iniciativa.

    A uns 2 anos atraz eu ajudei nos desastres que ocorreram por causa das chuvas no interior do Parana frazndo fotos para algumas ONG´s.

    Fiz um trabalho voluntario legal.

    Na epoca eles pagaram todas as despesas envolvidas e eu entrei com o equipamento e serviço.

    Se algum dia voce precisar de ajuda de um grito. As vezes eu estou nem nada pra fazer .

  • Entao ... como essa semana estou em casa parado vou falar bastante ainda mais porque estou sem tomar meus ancioliticos ...

    Essa vai para o Rubens que não tem experiencia e para aqueles que querem se aventurar no mundo dos VANT´s, principalmente asa fixa.

    Tem muita gente que acha que VANT é uma coisa facil, que voa sozinho, facil de decolar e pousar.

    Pois bem, os brinquedos da sensefly realmente sao faceis de decolar em compensação eles só voam em areas pequenas e sem muito vento.

    Eu só faço serviços grandes para empresas de medio e grande porte entao preciso de equipamento grande, seguro e de grande autonomia.

    Os locais onde voo sao INÓSPITOS, geralmente no meio do mato ou florestas.

    Nessas situações a decolagem e pouso de uma asa de quase 3 metros de envergadura nao é nada facil.

    Quinta feira eu fiz um pouco numa quadra de futebol enfiada no meio do mato e no fundo dela tinha um prédio e no chão tinha umas pedras de uns 20cm e uns 5 kilos cada.

    Fiz o pouso mais a asa deu de cara numa dessas pedras e jogou ela uns 5 metros longe.

    Fica a dica, antes de se aventurar nesse mundo saiba pilotar bem a menos que voce va usar asinhas tipo sensefly e fazer voos em gramados.

    Eu voo aviao a uns 20 anos e helicoptero a 8 entao ja tenho alguma experiencia.


    Mais um assunto, logo logo a legislação vai chegar e vai barrar um monte de coisas. Eu conheço um membro que faz parte de todas as reuniões sobre esse assunto e meu sócio conhece muita gente envolvida. Nós ainda temos um PLUS a mais porque temos licensa para fazer voo com aeronave de verdade entao ja estamos no meio e sabemos as regras da aviação mais a maioria do pessoal que voa por ai nem sabe que isso existe.

  • Aconselho: MUITO SIMULADOR, procurar um CLUBE para trocar idéias PESSOALMENTE, Modelo TREINADOR (um motoplanador é excelente), NUNCA voar sozinho, MUITO treino e Só depois se aventurar. Nisso vai, pelo menos, UM ANO de treino, isso se o cara se dedicar MUITO. Aeromodelismo é coisa SÉRIA e envolve RISCO à terceiros, ao PATRIMÔNIO de terceiros e até à própria integridade física.

  • Lendo os comentarios estou vendo que o assunto é sério. Estava achando que para voar era so usar um APM e colocar em uma asa. Ainda não voei. Estou aprendendo a voar com um treinador para depois me aventurar. Ja estou procurando um piloto mais profissional. Vcs podem sugerir algum??

  • MUito bem ver que o pessoal esta ciente dos riscos e da seguranca necessaria para utilizacao dos vants.

    Leonardo, eu tbem ja quebrei e quebro muitos air-frames nos meus testes principalemnte quando vou testar novos codigos.

    MInha primeira asa grandes caiu no minimo umas 50 vezes no campo de modelismo onde faco os testes.

    Sergio, como estou na correria esqueci de responder seu e-mail sobre o simulador.

    Que bom que conseguiu fazer funcionar.

    Vou dar uma olhada no IVG.

    Como passo por aqui muito rapido achei que o ivg e o site dos everyone can drone estavam ligados.

    desculpem a falta dos acentos ... eh que cabei de re-instalar meu linux.

    Assim que ver vou postar algo no meu blog a respeito dos meus ultimos voos e passo o link pra voces.

This reply was deleted.

Drone para competição de Drones Autônomos

Bom dia pessoal! Sou novo no grupo e também começando a trabalhar com Drones. Estou tentando montar a especificação para adquirir um Drone para uma competição de drones autônomos que acontecerá em outubro no Robótica 2023. Este Drone precisa ter uma controladora PX4, distância máxima de 500mm entre os eixos das hélices. Precisa também de câmera colorida frontal e superior, sensores que complementem a câmera para localização indoor (não é permitido o uso de GPS), e uma garra capaz de pegar e…

Read more…
0 Replies

Encontro de pessoas interessadas em drones de corrida

Olá pessoal, tudo bem?Sou novo no fórum, e também no mundo dos drones.Recentemente eu comprei um drone bem simples, junto com todo o equipamento de FPV (câmera, receptor, LCD, goggles), por menos de R$ 600,00.O meu objetivo nesse momento é mais corrida (racing drones), do que imagens aéreas.Como disse é um drone bem simples (RTF), porque ainda não tenho experiência nenhuma para montar um, e nem experiência de voo, e se for pra "destruir" o drone, que seja um bem barato, rs.Depois que comprei o…

Read more…
2 Replies

Telemetria 3DR e OSD com problemas

Olá pessoal,Sou novo no Forum e me desculpem se estiver fazendo alguma coisa errada....Estou montando um Drone e surgiu um problema quando coloco a telemetria e o OSD ligados junto pelo cabo "Y".Quando testo o OSD sem a telemetria 3dr vejo todos os dados da APM no monitor. E quando testo a telemetria 3dr consigo conectar e ver os dados com Mission Planner.Agora quando ligo os dois juntos a imagem no monitor se perde como se tivesse um curto mas já conferi o cabo Y (TX-RX , RxTx ....) medi o 5V…

Read more…
4 Replies

Levantamento e Especificações de Sensores de Posicionamento Aplicados à Drones

Estou realizando um trabalho de Levantamento e Especificações de Sensores de Posicionamento Aplicados à Drones para fins militares (missões de vigilância, monitoramento, detecção de alvos e levantamento de informações). Gostaria de indicações de opções de sensores GPS/GNSS que atendam a essa possibilidade, bem como a capacidade de qualidade desses posicionadores.Se houver alguém no grupo com experiência nesta área, e puder me ajudar, por favor entrar em contato. Estou precisando de ajuda. 

Read more…
3 Replies