Px4 - Pixhawk Manufatura Nacional.

Olá amigos,

Meu nome é Gustavo e queria apresentar um pequeno projeto que tenho em mente; quem sabe capitanear outros interessados. Ainda, peço que - caso algo abaixo esteja incorreto - vocês me corrijam e apontem sugestões que considerem cabíveis:

  • Como a maioria deve saber, o Px4 é um autopiloto open hardware; em outras palavras,uma inovação aberta: somos convidados a fazer uso do projeto e colaborar para sua melhoria.
  • Uma observação que gostaria de fazer é que - dado sua característica de open hardware - a palavra "clone" não se aplica; nas palavras do próprio Lorenz Meier o termo mais aplicável seria "free-rider", ou seja, o sujeito que usa mas não contribui.
  • Ao que conheço, há uma grande demanda por autopilotos no Brasil (eg. Pixhawk), porém não conheço grupos de desenvolvedores brasileiros - o que é uma pena.
  • Há de se entender que hoje a 3DR possui (por ausência de outros fornecedores) a quase totalidade do Mercado e, assim sendo, têmos a impressão de que a mesma é a detentora da PI desse produto - o que é um erro comum e aceitável.
  • Há no Brasil, serviços de terceirização de pick-and-place (SMT), que poderiam manufaturar autopilotos. 

Aqui peço a ajuda da comunidade e de alguém que tenha mais experiência:

A manufatura no Brasil tornaria o produto mais barato?

A manufatura no Brasil, poderia ter as seguintes vantagens:

- Menor volatilidade (flutação) de preços; ou seja, não estaríamos tão desprotegidos quanto a flutuação do dólar (ainda que a totalidade de componentes sejam importados).

- Maior incentivo para comunidade de desenvolvedores nacionais de novas aplicações do auto-piloto.


Se existirem interessados nessa idéia, entrem em contato comigo.

Um abraço  e sucesso à todos,

Gustavo

 

You need to be a member of diydrones to add comments!

Join diydrones

Email me when people reply –

Replies

    • Olá Gustavo,

      Estou em Salvador-Bahia.

      Me adicione no Facebook ... https://www.facebook.com/luizcarrerajr podemos trocar algumas idéias ;-)

      Sobre a manufatura, você tem razão, são um dos pilares do ciclo.

      Recentemente fiz uma visita ao CIMATEC - Bahia (FIEB / SENAI) ... fiquei impressionado com que eu vi. Eles tem uma fábrica completa de PCB toda automatizada de última geração, pode ser um caminho, claro vai depender muito dos custos, sabemos que os chineses são imbatíveis. 

      Estou em contato com eles nessa área estou vendo a capacidade de produção deles.

      Acho que estamos indo pelo caminho certo, como você mesmo falou, necessitamos nos organizar e começar a trocar informações.

      Abraços!!!

       

      Luiz Carrera
      Luiz Carrera is on Facebook. Join Facebook to connect with Luiz Carrera and others you may know. Facebook gives people the power to share and makes t…
    • Existem leis para isenção de imposto que facilite a importação dos componentes. Um dos requisitos é que o assembly é feito no Brasil.

      Eu faço placa em casa utilizando um grill de sanduíche. O processo funciona, mas a temperatura fica bem fora da padrão e certas placas tem comportamentos differentes dos outros. Tem fornos para uso de prototipagem, mas nem sempre de qualidade boa. Acho que já deve pensar em $1500 para um forno bom. Assembly pode ser feito manual com uma maquina feita em casa de $500.

      Eu compro placas no oshpark.com e também, se quiser, pode comprar stencils SMD lá ou no ohararp. Compro os componentes pelo digikey.com e todos fretes feitos por UPS/DHL. O correio normal geralmente funciona, mas pode demorar entre 3 sem-3 meses, que para certos projetos demora demais. UPS/DHL entrega em 5-10 dias.

      Pessoas da universidade ou institutos da inovação talvez podem indicar um caminho para nos. Se alguem tem um contato assim, entre em contato e veja se talvez será possivel fazer uma parceria ou criar um startup bem simples para dar um inicio.

      Mesmo assim, só vale a pena fazer algo assim se isso gera um valor para um cliente final (que pode vir da pesquisa, industria ou consumidor). Para começar, tem que pensar numa marca e como isso tudo vai ser vendido, qual o marketing, etc.

  • Olá Rinaldo e Gerard,

    Que ótimo receber suas respostas. 

    Ao que entendo, a manufatura não requer PCB de diversos layers e tão pouco o setup demoraria muito, dado que existem os arquivos GERBER estão disponíveis.Gerard, por gentileza, me corrija se eu estiver errado.

    Rinaldo, te convido a dar uma olhada em e fazer alguns comentários sobre o processo de manufatura do Pixhawk:
    https://github.com/PX4/Hardware/raw/master/PX4FMUv2.4.5.pdf 

    Dê uma examinada também no PX4 FMU e IO:
    http://www.pixhawk.org/modules/px4fmu?s[]=px4fmu

    Numa análise rápida a Bill of Materials (BOM) fica em aproximadamente 50% do preço final oferecido pela 3DR; como o Gerard, coloca só o imposto sobre importação (II) são 60%. Isso sem falar nos demais impostos.

    O link do simulador da Receita Federal segue abaixo para quem quiser buscar os valores das alíquotas aplicáveis:

    http://www4.receita.fazenda.gov.br/simulador/BuscaNCM.jsp


    Gerard, quanto ao Mercado, penso que vc está correto na sua afirmação de consumidores querem o produto final (afinal, todos nós preferimos comprar ir a uma concessionária e comprar um carro e não seus componentes).

    Contudo há de se pontuar que mesmo a oferta de drones amadores é um pouco restrita - dado que até os preços são restritivos.

    O que quero realmente é popularizar a oferta de auto-pilotos e aumentar o número de desenvolvedores entre nós. Todos nós beneficiariamos disso. Bom também para as novas gerações (estudantes universitários/tecnólogos) que trabalham com software embarcado etc.

    Abraços e sucesso,

    Gustavo

  • Oi Gustavo,

    Poderia se tornar mais barato, mas depende do volume. Tem um "set-up" price por cada lote e assim, tem que produzir mils, não centenas de dispositivos. Os componentes são importados e se aplica ICMS, mas com certas incentivas será possível tirar o 60%, se fosse montado no Brasil.

    O grande problema é saber se realmente tiver esse mercado ampla. Quando vejo ao meu redor, os brasileiros compram produtos acabados (DJI Phantom) e é com isso que vai ter a competição. O que faz a differença nào é como, mas a capacidade em si.

    Tem outros fornecedores sim!  VR Brain, Airware, DJI, Navio+ e alguns outros.

  • Olá Gustavo

    Gostei da idéia, Sou Eng. Eletronico ,temos no Brasil diversas empresas que podem montar . A dificuldade ainda seria nos componentes eletronicos que são todos importados e placa de circuito impresso. Não sei se seiria possível concorrer com os chineses Mas seria uma alternativa interessante, se puder ajudar pode contar comigo.

    RInaldo

This reply was deleted.