Criação/Configuração de VANT (UAV).

Senhores! Trabalho na área de geoprocessamento e cartografia e pensando em expandir meus conhecimentos, estou querendo comprar um aeromodelo para transformá-lo em UAV. Quero contar com a coloboração deste forum para conseguir as melhores configurações de mercado. Desde já agradeço e espero que eu possa acrescentar ainda mais com este grupo.

You need to be a member of diydrones to add comments!

Join diydrones

Email me when people reply –

Replies


    • Entendi, Felipe.


      Vc conhece bem o código do Ardupilot? Está disponível para fazer uns freelas?

      Estou com umas ideias/necessidades e, se vc estiver disponível, me envie MP com seus contatos.

      Forte abraço!

    • Me mande um MP para eu te passar meu skype

    • Olá Juliano,

      Dá uma lida neste livro do Krzysztof Bozak sobre o assunto, é bom para sanar dúvidas como essa da altitude: 

      http://flightriot.com/interesting-white-paper-from-pteryx-uav/

      Quanto à câmera, já vi pessoas utilizando outras câmeras com um disparador acionado pelo piloto automático, não precisa ser necessariamente uma Canon. 

      Se a câmera não tem GPS, você pode pegar o horário das fotografias e depois bater com o do vôo, tem explicado isso aqui no mural ou em outro lugar, não lembro bem, o pessoal pode te ajudar melhor quanto à isso.

      Abraço!

      Flightriot.com
  • Olá Juliano, trabalho na área de geoprocessamento e meio ambiente e também estou interessado em montar um VANT a partir de uma plataforma já consolidada, inicialmente vou começar com uma asa voadora (Comprada no mercado livre por 340 reais) que possui espaço interno para instalação da eletrônica e sensores básicos para um VANT, o vendedor fala que a carga paga desta asa está entorno de 2.Kg, capacidade mais do que suficiente para embarcar ardupilot, sensores, bateria, rx e uma câmera go pro, se pretende também trabalhar com asa fixa podemos trocar algumas ideias...

    http://2.Kg/
  • Quero montar o pacote completo. Tudo baseado no Arduplane

    O desafio é grande principalmente por não entender nada de eletrónica, mas chego lá.

    Se quiser trocar uma ideia manda por mensagem privada seu email.

  • Juliano,

    O autopiloto menos complicado com certeza eh o ArduPilot Mega 2.5. Ele nao eh tao caro, tem ground station sem licenca e agora ele eh a mais facil para configurar. Para cartografia, as coisas podem ser um pouco mais complicado, por que voce quer georeferenciar as imagens. Assim, deve gravar as posicoes de todos fotos ou usar pontos de referencia (5 ou mais).

    O Bixler e o Skywalker sao as plataformas mais usadas. Eu estou trabalhando com o Techpod, mas a construcao dele e mais avancado. O Skywalker tem mais espaco por dentro e leve mais peso.  (bixler por exemplo monta a camera em baixo da asa).

    Alem disso, nao descarta a possibilidade de multi-rotores. A vantagem deles eh que a velocidade pelo ar eh menos (5 m/s). Agora existem configuracoes para ficar 30 minutos no ar, cobrindo uma area de 500x500m. A vantagem deles eh que voce pode decolar num espaco minimo sem se preocupar sobre pouso.

    O minimo por uma plataforma multi-rotor completa (30 mins, radio, etc) eh US$2.000, que eh um valor de R$8.000 depois importacao hoje em dia. Asa fixa deve ser US$1,200, por ali (depois baterias, radio, camera etc). FPV nao precisa, vai soh dificultar umas coisas como peso, drag e interferencia ao bordo (recepcao GPS+RX), alem de alimentacao que precisa. Se quer gravar video, pensa por exemplo num gopro com cartao ao bordo ou um "keychain recorder", dependendo da qualidade necessario.

    • Olá Gerard,

      Me interessei por uma coisa que você mencionou na sua resposta.

      Quando você diz para não ser descartada a utilização de multirotores, você fala que "agora existem configurações para ficar 30 minutos no ar..." Qual equipamento consegue ficar esse tempo no ar?

      Eu trabalho numa empresa brasileira que é formada pelo consorcio das 10 maiores construtoras do Brasil e que juntas estão construindo a maior Usina Hidrelétrica do mundo no momento - UHE Belo Monte.

      Sou o responsável por fazer as fotos aéreas (entre outras coisas) dela 1 vez ao mês. Usamos um avião bimotor para fazer as fotos, mas assim que comprarmos o Drone, um DJI S800, com uma câmera Panasonic GH3, faremos as fotos com ele.

      Só que eu desejo mais para o Drone e pretendo realizar, entre outras coisas, levantamentos que permitam gerar desenhos 3D de estruturas de terraplenagem da obra.

      Gostaria muito de poder contar com o apoio de vocês, nesse fórum, para aprender um pouco mais sobre Drones e a sua manipulação.

      Vou postar uma pergunta sobre outra necessidade que tenho... mas isso eu farei em outro post.

      Muito grato.

    • Oi Renato,

      Interessante seu projeto, pode me convidar para discutir o assunto no local de voces. A minha empresa se chama Cridea e tem sitio em Recife (Porto Digital). Se tiver interesse, manda um email pelo meu site: cridea.com.br. Agora temos um projeto para medir e provar a precisão desse tipo de equipamento por um projeto de construção que exige melhor que 5cm de precisão no vertical em todos os pontos.

      Os multirotores são um pouco mais interessante por que eles tem baixa velocidade. Isso ajuda na hora de escolher o shot, fazer o video e chegar mais perto. Para aerolevantamento, se a precisão vertical tem que ser muito preciso, deve utilizar um altitude menor (40-60). Isso tem impactos na velocidade de vôo (3-5 m/s) se precisar muito overlap.

      Eu utilizo um multirotor que voa 38 minutos max, baseado neste design: http://ecosynth.org/forum/topics/concept-design-for-a-long-enduranc...

      Com isto posso fazer levantamentos entre 200x200 ou 400x400 dependendo da precisão. Existem já multirotores que tem 2.5h (!!) de vôo, mas o preço também soube bastante e tem um problema de logistica. O peso disso será 4kg sem payload. Com payload e camera assim deve diminuir o tempo no ar para 1.5h - 2h.

  • Estamos então com o mesmo propósito e somos da mesma área.

    Acabei de comprar um Bixler, terminei de montar ele no fim de semana. O proximo passo vai ser comprar o resto dos equipamentos para transformar ele num UAV.

This reply was deleted.