A place for BRAZILIAN & SOUTH AMERICAN discuss issues, experiences and uses DRONES
Drone para competição de Drones Autônomos
Bom dia pessoal! Sou novo no grupo e também começando a trabalhar com Drones. Estou tentando montar a especificação para adquirir um Drone para uma competição de drones autônomos que acontecerá em outubro no Robótica 2023. Este Drone precisa ter uma controladora PX4, distância máxima de 500mm entre os eixos das hélices. Precisa também de câmera colorida frontal e superior, sensores que complementem a câmera para localização indoor (não é permitido o uso de GPS), e uma garra capaz de pegar e…
Read more…
Comments
Tudo bem pessoal!?
Fiz um blog e vários vídeos que podem ajudar quem está iniciando...
http://www.rcnaveia.com.br/
abs
Succar
olá pessoal. ja preciso de ajuda. ja configurei minha placa 2.6tudo certinho. porem quando coloco so na bateria nada!! to usando power modulo.
Alguém aqui do forum já usou alguma câmera mirroless em um VANT ? Eu tenho uma Canon EOS M e ela me impressiona pela qualidade de imagens que consegue produzir sendo tão pequena. Infelizmente eu só tenho uma lente 18-55mm, mas gostaria muito de colocar uma lente pancake e voar ela para ver os resultados.
Com certeza pontos de controle é única alternative viavel para vants de até médio porte hoje em dia. Eu estava me referindo ao georeferenciamento direto, talvez seja possível no futuro com a evolução dos sensores MEMS.
Perfeito Gerard .. eu nao quis aprofundar muito a explicação.
Com eu disse, quando preciso de precisão eu uso apoio de campo.
Com isso eu sempre garanto o meu serviço.
Imagina esse pessoal que quer voar usando avioes de isopor e nem sabem como geoprocessamento funciona. Imagina o resultado dos serviços. Eu nao preciso imaginar pois ja vi e inclusive ja peguei uns 3 serviços para refazer porque os que foram entregues nao davam para usar. Um verdadeiro lixo.
Ainda bem que é só esperar para ver esse tipo de coisa se extinguir ... o problema é o tempo para isso acontecer.
Tambem espero que a ANAC barre muita coisa.
Mesmo se tiver um GPS com alta precisao, o delay entre tirar o foto e o sinal pra tirar pode ser relativamente alto. 100ms por exemplo com 12 m/s por exemplo já faz uma differenca de 1.2m e volta imediatamente a precisão de um GPS normal. Se for por controle, o aumento de precisão não ajuda tanto que o aumento de frequencia de updates.
Também existe o efeito onde o GPS recebe um offset fixo por um certo tempo. Isso é causado por um time delay por que os sinais dos satellites propagam o ionosphere em differentes lugares onde, por causa de efeitos solares, o tempo pode comecar variar um pouco. Não sei se é este efeito que o RTK pretende ou pode resolver.
Bem... se o problema for geo-referenciar, o GCP é o método mais efficiente. O processamento gera um matriz com posiçoes provavéis para cada foto (usando um processo como "SfM"). Como o GPS pode ter um erro fixo, o GCP ajuda para "puxar" o foto para o local certo depois e ajuda corrigir pequenos erros residuais que existem no ortofoto. Coordenados no EXIF por qualquer foto ajuda diminuir o tempo de processamento, por que o matching que tem que acontecer entre as imagens pode escolher somente os fotos x m por perto.
Eu sei de tudo isso pois a outra empresa do meu socio tem aeronave convencional e eu dou manutenção no equipamento.
ninguem aqui se da conta que o gps rtk vai ter uma saide de no maximo 2 leituras por segundo.
Voando a 80km/h isso ja vai dar um erro enorme.
Para resolver isso tem que tem um ins MUITO BOM e é claro que esses APs tipo ardupilot nao tem.
Outra coisa, os caras querem integrar as mensagens terra/air dos rtk no mavlink. Isso ja vai dar um delay e esse delay ja vai gerar um erro.
Nao é atoa que um gps rtk custa caro.
Sou muito mais de um gps L1/L2 que um rtk.
O grande problema é que o pessoal que esta entrando no mercado nao manja nada de engenharia florestal ou geodésia ou de como as coisas funcionam e acabam estragando o merdado de quem sabe como funciona.
Falando sobre os RTK, prefito usar o projeto do kickstarter que é pequeno doque ter que carregar uma raspi abordo do aviao e mais uma no solo para fazer o gps funcionar.
SOluções baratas as vezes trazem outros problemas.
Era exatamente isso que eu ia falar, o GPS é o menos importante de tudo. Com algumas contas bem simples você consegue perceber que é muito mais importante ter uma unidade inercial super poderosa do que um GPS com mais de 1 metro de precisão, o mesmo vale para uma maneira precisa de medir a altitude da sua aeronave em relação ao solo. É por isso que um equipamento de aerofotografia da leica custa algumas centenas de milhares de dolares, e pesa mais de 50kg.
Isso mesmo Felipe mais nao pense que só isso resolve.
Tem outros detalhes por traz de como a fotografia é tirada que tem que ser muito bem tratados para tudo funcionar corretamente.
Muito gente acha que é só ter um gps rtk e tudo esta resolvido.
Eu ja voei com gps rtk no meu aviao grande e tive que fazer diversar alterações para poder usar os dados.
Lhe digo que muitas vezes é melhor um trabalho de campo doque um gps de preçisão na aeronave.
Plinio, uma curiosidade, esse GPS RTK é para ser usado junto ao piloto automático para ser usado, digamos, aumentar a precisão de um georeferenciamento ?